As características anatómicas de Donald Trump – e as “insinuações” que o magnata apontou – foram tema no último confronto entre os candidatos à nomeação republicana, esta quinta-feira. Ted Cruz e Marco Rubio, que nesta fase dão tudo por tudo para tentar abalar a liderança de Trump nas sondagens (e nas primárias já realizadas em alguns estados), atacaram Trump com acusações de que teria ligações próximas ao Partido Democrata.

Num discurso recente, perante uma plateia de apoiantes, Marco Rubio, lançou uma pergunta: “Sabem o que dizem sobre os homens com mãos pequenas, não sabem?”. Deixando alguns segundos para a gargalhada dos apoiantes, Rubio explicou: “Não se pode confiar neles!”. Esta era uma respostas a Trump ter brincado com o facto de Marco Rubio transpirar muito nos seus discursos: “Trump não transpira porque tem os poros entupidos com tanto creme bronzeador que usa”.

A vingança de Trump viria esta quinta-feira, noite em que os quatro candidatos à nomeação republicana para a corrida à Casa Branca se defrontaram num debate transmitido (e moderado) pela Fox News. Um debate em que as ideias políticas cederam o lugar de destaque às acusações mútuas.

https://www.youtube.com/watch?v=v_2sGNyvA3k

“Já tenho dito que ele [Marco Rubio] é um [candidato] peso-leve, mas retiro o que disse. Ele não é assim tão peso-leve quanto isso. Além disso, atacou as minhas mãos. Nunca ninguém atacou as minhas mãos, nunca ouvi tal coisa. Olhem para estas mãos, são mãos pequenas? E referiu-se às minhas mãos dizendo que se as mãos são pequenas, outra coisa também deve ser pequena. Garanto-vos que não há qualquer problema, garanto-vos“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tirada valeu um título na CNN que não se vê todos os dias: Donald Trump defende o tamanho do seu pénis.

donald trump

Tudo isto num debate que começou com Marco Rubio a garantir que queria que este fosse um debate centrado nas políticas e não nos “ataques pessoais” que, diz o mais jovem dos candidatos republicanos, têm sido a principal estratégia de Donald Trump.

Polémicas anatómicas à parte, Marco Rubio e Ted Cruz apostaram, segundo o The New York Times, na ideia de que se Trump vencer a nomeação republicana irá levar o partido a uma “derrota histórica” frente a Hillary Clinton (ou Bernie Sanders) em novembro.

“Dois terços das pessoas que votaram numas primárias ou caucus republicanos votaram contra si. A razão por que isso acontece é que não querem entregar o movimento conservador e o partido de Lincoln e Reagan, por exemplo, a alguém cujas ideias não são conservadoras”, acusou Marco Rubio.

Contudo, no final do debate, todos os candidatos – além de Trump, Rubio e Cruz também John Kasich – garantiram que, em novembro, irão apoiar qualquer candidato que o Partido Republicano escolha. “Seja quem for o escolhido, mesmo que não for o próprio”, Cruz, Rubio e Kasich garantiram que irão apoiar. Trump fez a mesma garantia, mas não sem antes perguntar: “O que é que quer dizer com isso, que posso não ser eu?”