A apresentação de cumprimentos dos militares ao Presidente e chefe supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, será uma festa, um mini-10 de junho com desfile militar, passagem de aviões (se o clima ajudar) e concerto. A cerimónia, que vai envolver pela primeira vez os três ramos, vai ter lugar na segunda-feira, em Mafra, onde está instalada a Escola das Armas do Exército, confirmou o Observador. Envolverá várias centenas de militares dos três ramos das Forças Armadas (possivelmente até 900) e decorrerá no histórico Terreiro D. João V, em frente ao Convento.

Foram convidados alunos de várias escolas da zona para que possam tomar contacto com os equipamentos militares. A cerimónia ocorre, no entanto, no primeiro dia das férias da Páscoa, o que está a dificultar os preparativos. Se as condições meteorológicas permitirem haverá passagem de aviões e paraquedistas a saltarem de helicóptero. Para além do formalismo, um dos objetivos é que seja um momento para exibir as Forças Armadas junto da população e numa altura em que há responsáveis militares a alertar para a perda de atratividade desta carreira.

A Escola das Armas de Mafra, por outro lado, é o mais recente organismo do Exército, que resulta de uma reestruturação em 2013 do anterior Governo e do anterior Chefe do Estado-Maior, general Pina Monteiro, que é atualmente chefe de Estado-maior General das Forças Armadas. Junta os militares das armas de artilharia, cavalaria, infantaria, engenharia e transmissões.

Mafra foi o local escolhido para acolher esta nova escola conjunta, dadas as suas raízes históricas. Daquela antiga Escola Prática de Infantaria saíram dezenas de milhares de recrutas, nomeadamente os que foram combater na guerra colonial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mafra - Dia da Arma de Infantaria

O ex-chefe de Estado-maior do Exército nas comemorações do Dia da Arma de Infantaria, em Mafra

O Presidente da República é, por inerência das suas funções, também o comandante supremo das Forças Armadas e isso significa, por exemplo, que preside ao Conselho Superior de Defesa Nacional, tem a última palavra no que diz respeito às missões no estrangeiro e nomeia e exonera os chefes militares, sob proposta do Governo. Marcelo, aliás, já começou a receber em audiências os chefes militares.

O atual Presidente convidou para seu chefe da Casa Militar um piloto-aviador, João Carvalho Cordeiro, de 57 anos, que foi comandante da Academia da Força Aérea e era, desde julho de 2013, o representante militar de Portugal da Missão Militar junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia, em Bruxelas. Carvalho Cordeiro estava também na short list para Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, cargo que mudou de mãos em fevereiro e que ainda teve o aval do anterior Presidente, Cavaco Silva.

Em 2006, o então Presidente Cavaco Silva optou por começar por fazer as habituais visitas institucionais a unidades dos ramos. A ordem foi EMGFA, Marinha, Exército e Força Aérea. Antes disso, recebera em audiência os quatro generais de quatro estrelas.