A Feedzai é uma das três empresas tecnológicas mais inovadoras da Europa. A distinção ocorreu durante a cerimónia da Tech Tour, a organização responsável pelo índice que agrega as 50 empresas europeias com maior potencial e crescimento acentuado, que também já integrava a startup portuguesa. A empresa liderada por Nuno Sebastião venceu o grande prémio do júri do evento.

A cerimónia da Tech Tour ocorreu em Genebra, na quinta-feira, e além da startup portuguesa que desenvolveu um software especializado no combate à fraude, foram distinguidas as empresas italiana Octo Telematics e a Movidius, com sede nos Estados Unidos e presença na Roménia e Irlanda.

A Feedzai foi fundada em 2009 por Nuno Sebastião, Paulo Marques e Pedro Bizarro. Com escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Silicon Valley e Nova Iorque, vai agora expandir as operações na Europa, abrindo mais um escritório no Reino Unido. Os objetivos passam por atingir a meta dos 180 colaboradores.

Na quinta-feira, a Feedzai tinha marcado a estreia de uma empresa portuguesa no ranking da Tech Tour, como uma das 50 empresas com maior potencial de crescimento na Europa. No dia seguinte, viu o júri do evento distingui-la com o grande prémio. A Octo Telematics foi considerada aquela que mais cresceu e a Movidius como a mais inovadora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os GrowthAwards são a oportunidade que a TechTour tem para celebrar o melhor das empresas tecnológicas europeias, que estão a escalar e a transformar a tecnologia mundial. Em 2016, no décimo aniversário destes prémios, estamos muito satisfeitos por distinguir a Octo Telematics, a Movidius e a Feedzai, três empresas que são um exemplo daquilo que os grandes negócios na área tecnológica podem atingir”, afirmou Simon Clark, copresidente da edição de 2016 dos prémios, em comunicado.

Nuno Sebastião, líder da Feedzai afirmou, em comunicado, que este reconhecimento era “uma validação de que a grande tecnologia pode transcender fronteiras e que Lisboa se está a tornar na Silicon Valley da Europa. Como o único potencial unicórnio da lista deste ano, estamos muito orgulhosos por estarmos a representar o melhor que a Europa pode produzir”. Entre os vencedores das edições passadas, destaque para nomes como Skyscanner, Betfair, Shazam ou Soundcloud.

Para integrarem o top 50 da Tech Tour, as empresas devem ter mais de 10 milhões de euros em receitas, ter recebido um financiamento total superior a 20 milhões de euros, estarem avaliadas entre 100 milhões e mil milhões de euros, entre outros. Em 2015, a Feedzai obteve cerca de 19 milhões de euros em receitas e conta com mais de 20 grandes clientes, como o maior processador de pagamentos do mundo, a First Data.