O candidato Bernie Sanders fez o pleno este fim de semana, vencendo as primárias dos democratas nos estados de Washington, Alasca e Havai, batendo a grande rival dentro do partido : Hillary Clinton.

O senador do Vermont conquistou o apoio de 74% dos eleitores democratas no Washington, ficando muito à frente de Clinton. A vantagem ainda foi mais esmagadora no Alasca, onde Sander conseguiu 79%, e no arquipélago do Havai.

Washington é o estado mais importante, visto que estão em jogo 101 delegados. Bernie Sanders e Hillary Clinton ocuparam-se a fazer campanha durante a semana naquele estado precisamente pelo trunfo que a eleição significa. O estado de Havai vale 25 delegados e o Alasca vale apenas 16 delegados.

Apesar de Hillary continuar na frente da corrida democrata, as últimas vitórias deram um novo fôlego à candidatura de Bernie Sanders. “Dificilmente podem negar que a nossa campanha ganhou um novo impulso”, disse o candidato no Twitter. “Estamos a fazer incursões significativas na liderança da Secretária Clinton. Temos um caminho traçado para a vitória”, disse Sanders aos apoiantes em Madison, Wisconsin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Wisconsin é o próximo destino das primárias do Partido Democrata com eleições a 5 de abril. Depois de Washington, só faltam os votos de quatro estados que elegem um número tão elevado de delegados:

  • 19 de abril: Nova Iorque
  • 26 de abril: Pensilvânia
  • 7 de junho: Califórnia e Nova Jérsia

O fim de semana de glória de Bernie Sanders segue-se a duas vitórias confortáveis obtidas nos estados do Utah e do Idaho. O candidato perdeu Arizona e a Florida para Hillary Clinton.

Apesar de ter sido o vencedor destes últimos escrutínios, a diferença entre o número de delegados obtidos por Sanders em relação aos obtidos por Clinton ainda é ampla. No entanto, enquanto se aguarda a contagem final dos delegados de cada candidatura nestes estados, prevê-se que as primárias deste sábado tenham aumentado consideravelmente o número de delegados de Bernie Sanders.

Com a contagem atual, a antiga primeira-dama dos Estados Unidos tem 1.288 delegados que venceu nas primárias e 469 ‘super delegados’, uma elite do partido que tem autonomia de voto, ao passo que Sanders tem 947 delegados pelas primárias e 29 ‘super delegados’.

Este fim de semana não houve primárias no Partido Republicano, onde Donald Trump continua a liderar a corrida.