789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo falou. Descubra as diferenças com Cavaco

Este artigo tem mais de 5 anos

Marcelo Rebelo de Sousa falou formalmente ao país pela primeira vez. Mudou o horário e o ambiente, mas Cavaco Silva também já tinha falado sentado.

i

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Falaram na mesma sala, sentados e com mensagens importantes para os portugueses. Mas tudo o resto foi muito diferente. Marcelo Rebelo de Sousa está a adotar um estilo próprio que o afasta do antigo Presidente Cavaco Silva e a maneira como se apresentou na sua primeira comunicação ao país comprovou esta vontade de afirmação do antigo professor catedrático.

A intenção de Marcelo Rebelo de Sousa foi simplificar e descodificar a importância do Orçamento para todos os portugueses. Os detalhes, desde a escolha da sala, à mesa onde se sentou e o facto de permanecer sentado, foram opções do Presidente.

[Faça deslizar a linha e repare nos pormenores diferentes entre Cavaco Silva – a fotografia foi tirada quando se dirigiu ao país para falar sobre as eleições europeias em maio de 2014 – e Marcelo Rebelo de Sousa.]

Parecem salas diferentes, mas o espaço é o mesmo. Os dois chefes de Estado falaram na Sala de Audiências do Presidente, ou Gabinete do Presidente, onde é recebido semanalmente o primeiro-ministro. No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa optou por falar numa mesa redonda, evitando manter-se à secretária e com uma escrivaninha como pano de fundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta não foi sempre a sala utilizada por Cavaco Silva para se dirigir ao país. O antigo Presidente usou também a Sala dos Embaixadores. Cavaco Silva também alternava entre ficar de pé, num palanque com o escudo da República, ou falar sentado. Marcelo Rebelo de Sousa optou por ficar sentado já que falar em pé assinala circunstâncias de maior solenidade.

O antigo professor optou também por um estilo mais informal e expressivo, agitando as mãos e sorrindo durante a sua comunicação, enquanto Cavaco Silva preferia um tom menos dinâmico e, normalmente, não mexia as mãos durante as suas intervenções. O ambiente criado para as duas comunicações também difere, já que Cavaco Silva preferia cenários mais rígidos, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, falando à tarde e fora da mesa de trabalho, conferiu um aspeto menos formal à mensagem sobre o Orçamento.

Outra diferença são as bandeiras que aparecem ao lado dos dois Presidentes. A bandeira bordada a fio dourado é a que se encontra habitualmente junto à mesa redonda, segundo apurou o Observador. Junto à secretária que está na mesma sala e de onde Cavaco Silva falou em 2014, também estão habitualmente duas bandeiras, a de Portugal e da União Europeia — embora tenha falado também apenas com a bandeira de Portugal.

Veja nesta fotogaleria a planta do Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa falou na Sala de Audiências do Presidente, ou Gabinete do Presidente.]

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora