786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Justin Trudeau. Poderá um primeiro-ministro prolongar a lua-de-mel com imagens atléticas?

Este artigo tem mais de 5 anos

Faz ioga numa mesa e equilibra-se num uniciclo. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, é um homem atlético e demonstra-o na internet. E as sondagens também dizem que (ainda) é popular.

i

Twitter

Twitter

A pergunta é da CNN: “Mais do que Putin, será Trudeau é o líder mais atlético do mundo?”.

A questão surge a propósito de uma fotografia de abril de 2013, tirada pouco tempo antes de Justin Trudeau se ter tornado líder do Partido Liberal do Canadá. A imagem, que foi agora desenterrada e tornou a circular nas redes sociais, mostra o então futuro primeiro-ministro daquele país de 35 milhões de habitantes a fazer a posição de ioga mayurasana (também conhecida como postura do pavão) numa mesa de trabalho.

trudeauyoga

Trudeau numa posição de ioga em abril de 2013, poucas semanas antes de se tornar líder do Partido Liberal

Não é a única imagem em que Trudeau demonstra capacidades atléticas. Noutra fotografia, publicada há sete meses, quando ainda estava em campanha para as presidenciais, em que o liberal, de braço erguido, segurava uma criança pelos pés. Força e equilíbrio parecem não faltar, para gáudio dos transeuntes — à exceção do senhor de tshirt verde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fim, há outra imagem que confirma o equilíbrio de Trudeau e que possivelmente este possa ser um atributo que herdou do seu pai, Pierre Trudeau, primeiro-ministro do Canadá entre 1980 e 1984 e também dotado de capacidades para se pôr em cima de um uniciclo.

Justin Trudeau, the new prime minister of Canada, rides a unicycle (and very well) and his dad, Pierre Elliott Trudeau,...

Publicado por Unicycle.com USA em Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

A lua-de-mel que ainda não acabou

Justin Trudeau foi eleito primeiro-ministro do Canadá em outubro de 2015 e desde então há uma expressão que tem sido recorrentemente usada para caracterizar o mandato do líder do Partido Liberal: estado de graça ou, em inglês, honeymoon stage (fase lua-de-mel).

Em novembro, a CBC News escrevia, com notória ironia, que “uma nova era de luz e arco-íris está prestes a assentar no Canadá”. Mais tarde, no mesmo mês, o jornal The Star escrevia que Trudeau estava a desfrutar um “sentido estado de graça político”, tomando nota da taxa de aprovação de 74% do seu executivo. Ainda assim, em dezembro, o Montreal Gazette escrevia que o “aparentemente eterno estado de graça dos liberais de Trudeu pode estar perto odo fim”. E já em janeiro de 2016, a propósito de uma entrevista a uma cientista política, uma publicação da McGill University escrevia “agora é que começa a parte difícil”.

“O elemento surpreendente é a maneira como aquilo que são aparentemente os pontos fracos de Trudeau — falta de experiência, maior importância do estilo do que o conteúdo — têm servido para reforçar um sentimento de autenticidade e de frescura que ele demonstra”, disse Antonia Maioni, em janeiro. Mas nada disto durará para sempre: “O verdadeiro teste à sua governação é agora, à medida que entramos na época de orçamento no meio de uma situação económica muito problemática. Há escolhas específicas que têm de ser feitas e que terão consequências a curto e médio prazo”.

Entretanto, a proposta de orçamento já foi apresentada — com uns a dizerem que é um “orçamento que ouve os canadianos” e outros a criticarem-no por não dar suficiente importância “à competitividade global e à iniciativa privada”.

No meio disto tudo, onde fica a popularidade de Trudeau e a sua lua-de-mel com a opinião pública canadiana?

Continua alta. Segundo uma sondagem da Ipsos Mori, a atuação do executivo liberal tem uma taxa de aprovação de 66%. E de acordo com uma nova sondagem publicada no início de março, o Partido Liberal teria mais 7,1% do que nas eleições de 2015, chegando aos 46,6%.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora