Desta é que a moda foi mesmo ao baú, ou então ao Museu do Louvre. Lembra-se daquelas pinturas medievais em que as senhoras da realeza apareciam com uns vestidos com mangas muito largas e trabalhadas? Pois é, elas estão de volta numa versão mais terrena e moderna.

À boca de sino, como as calças tão populares nos anos 70 e que fizeram o seu regresso há não muito tempo, estas mangas caracterizam-se por serem estreitas no cimo e irem alargando até à ponta, sendo que a forma do sino pode começar logo no ombro, abaixo do cotovelo ou até mesmo no pulso, e ser mais ou menos exagerada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas versões do século XXI, sem mantos mas com alfaiates mais incisivos, estas mangas surgem com formas muito mais estruturadas do que as da realeza medieval — há até quem consiga o efeito sino com camisas de corte masculino de punhos exagerados e abertos –, e ainda com pormenores originais como bordados, renda ou aplicações, que lhes dão um ar mais composto, elegante e feminino do que as da fase hippie.

Seja em casacos, tops ou vestidos, compridas ou curtas, o mais recente truque na manga da moda diz apenas que está na hora de subir o volume e criar silhuetas mais interessantes.