771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Podcast “Fora do baralho” com Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João Marques de Almeida. Debate moderado por Vanessa Cruz. Lisboa, 25 de Novembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Jorge Fernandes

Colunista

Jorge Fernandes é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença. Em 2015, publicou O Parlamento Português (FFMS). É co-editor do Oxford Handbook of Portuguese Politics (2022). Foi investigador visitante da Universidade da Califórnia (2012) e do Center for European Studies em Harvard (2018-2019).

Artigos publicados

Partido Chega

O regime no divã

O perigo que colocou a bolha em estado catatónico é a ideia de a periferia política, económica e social ter agora alguém que traz a sua voz ao centro mais simbólico do poder, podendo condicionar tudo.
Legislativas 2024

A campanha sem história numa eleição com história

Domingo virar-se-á uma página na história da democracia. Teremos de avaliar os estragos da direita radical e, acima de tudo, como a ausência de institutional forbearance de Costa em 2015 nos saiu cara
Eleições

Depois dos debates

A maior celebração do 25 de abril são as eleições democráticas em que todos os cidadãos são iguais e podem votar livremente e expressar as suas ideias. 
Açores

E se Montenegro tiver razão?

O preço para manter o Chega fora de poder é, surpreendentemente, baixo. Basta que o PS se abstenha caso a AD fique em primeiro lugar nas eleições. O mesmo deve suceder caso o PS ganhe as eleições.
Eleições

A inversão do ónus da prova

A 10 de Março joga-se, mais do que provavelmente, um teste de fogo para a democracia. Da minha parte já decidi que não votarei nem no PS nem no PSD, e muito menos da agremiação populista chamada Chega
PS

Porque é que o PS ainda vence?

Um regime em que de facto opera um partido único nunca é saudável, em especial num contexto em que a sociedade civil é fraca, a economia é débil e os fundos europeus são capturados.
Comunicação Social

Precisamos de trocar umas palavras sobre a CS

As redes sociais têm hoje a capacidade de serem o “espelho” através do qual a maioria população vê o mundo. A ideia de jornalista enquanto fiscalizador do poder político está fortemente ameaçada.
Política

O pior legado de António Costa

Neste momento, o PSD está a ser empurrado para as mãos do Chega porque o equilíbrio institucional montado em 1975 foi desmontado por António Costa para conseguir salvar a sua pele.
Crise Política

A culpa é, única e exclusivamente, dos Portugueses

Os portugueses nunca enviaram um sinal inequívoco de que o comportamento da elite socialista não é tolerado, nem tolerável, pela população. Perante isto, o PS não tem quaisquer incentivos a mudar.
Conflito Israelo-palestiniano

O Hamas venceu

Os dirigentes Israelitas não podem ficar quietos porque isso significaria o fim do país tal como o conhecemos. Mas não é óbvio o que fazer pois, do outro lado, estão facções que se detestam mutuamente
Governo

A paz, o pão, a habitação, saúde, educação

O problema de Costa é simples e vem nos livros. Não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo. A dada altura a ausência de reformas, de um plano, de uma ideia para o país, impõe custos grandes
Política

O efeito Cavaco Silva

No país do Dr. Cavaco havia um sentimento de possibilidades no ar que desapareceu há muito. É por causa desta ideia de esperança em algo melhor que o Cavaquismo será recordado com mais saudades.
Eleições Presidenciais

As presidenciais de 2026

Está lançada a corrida a Belém, uma das campanhas mais incertas, divertidas e, ao mesmo tempo, tristes que viveremos. Mostrará bem a decadência a que o Dr. Costa e o Prof. Marcelo conduziram Portugal.
Iniciativa Liberal

O erro do PSD na reforma fiscal

Para competir com o PS, o PSD tem de focar-se em temas relevantes para o eleitor mediano. Pode deixar o tema fiscal para ser tratado pela IL que, num cenário pós-eleitoral, aliar-se-á ao partido.
Livros

Livros de Verão

A tese de Kundera é especialmente importante em Portugal, onde a lonjura geográfica faz com que países como a República Checa, Hungria, Polónia ou a Ucrânia sejam vistos como a periferia na Europa.
Espanha

O dia seguinte em Espanha

As democracias avançam com coligações das elites moderadas. Extremistas nunca fizeram avançar os países. Infelizmente, a moderação, a civilidade e o apelo às elites sairam de moda. O populismo venceu.
Espanha

Espanha em campanha eleitoral

Depois de quase seis anos no governo, o primeiro-ministro surge como uma figura com pouco para oferecer. Para além disso, o debate de segunda-feira passada correu muitíssimo mal a Sanchéz.
Universidades

A ciência em Portugal: resposta a Simone Tulumello

Face à escassez de recursos de Portugal, não existirá dinheiro para dar estabilidade laboral a todos os precários. Assim, a solução mais justa e equitativa deve passar por concursos abertos e limpos.
Ciência

Os precários na ciência

É necessário impedir que um grupo de pessoas – a quem, é certo, muito foi prometido – tome de assalto as universidades, congelando-as por décadas e impedindo a entrada de sangue novo e melhor.
Espanha

Dez notas sobre Espanha

Depois de mais de uma década onde se disse que o velho bipartidarismo estava defunto os péssimos resultados do Ciudadanos e Unidas Podemos prenuncia que estas eleições serão a oportunidade para o PSOE

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos