A atriz norte-americana voltou a fazer das suas. Não bastassem as sugestões polémicas que, volta e meia, vai dando no seu site Goop — quem se esquece da ideia de vaporizar a vagina ou do muito mal sucedido “turismo de pobreza”? –, Gwyneth Paltrow conseguiu regressar às bocas do mundo por maus motivos. Em causa está o seu novo tratamento de beleza, à base de… picadas de abelha.

Sim, leu bem. Mas se precisar de um reforço para acreditar, podemos sempre repetir: foi num artigo publicado no The New York Times no início desta semana que a atriz comentou que está aberta a tentar de tudo no que a rituais de beleza diz respeito, incluindo ser picada por abelhas. “É um velho tratamento com milhares de anos chamado apiterapia. As pessoas usam-no para se livrarem de inflamação e de cicatrizes. É algo realmente incrível se pesquisarem. Mas é doloroso”, escreve a atriz numa peça dedicada a conhecer os diferentes produtos de beleza que usa.

De referir que, segundo a Sky News, a apiterapia também engloba o uso de mel para fins medicinais, bem como as famosas picadas. Apesar de os seus benefícios não terem sido provados, é igualmente usada para tratar artrite e esclerose múltipla.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À semelhança do que aconteceu aquando da divulgação dos “Pamana papers”, o jornal britânico The Guardian esteve à altura dos acontecimentos, primeiro com um artigo a dar a notícia do novo tratamento de beleza da atriz na forma de um diálogo hilariante, depois com uma peça mais estruturada, na qual são apresentadas duas das críticas que têm sido feitas ao uso de abelhas em prol da beleza.

“Em primeiro lugar, usar picadas de abelhas para se livrar de inflamação é como usar gasolina para eliminar um incêndio em casa”, começa por argumentar o autor do artigo Dean Burnett, que faz questão de dizer que não tem nada contra Paltrow (ao contrário de muitas pessoas, aparentemente). É ele quem explica que, à semelhança de muitos venenos de insetos, o da abelha também causa inflamação.

Em segundo lugar, há quem aponte que esta não é a ideia mais prudente, tendo em conta que as abelhas enfrentam um sério risco de desaparecer. Isto porque as abelhas que produzem mel morrem depois de uma picada, o que não abona muito a favor do facto de Paltrow as querer usar por motivos estéticos.

Aos 43 anos, a atriz não deixa de surpreender tudo e todos e de dar nas vistas por hábitos invulgares. Exemplo disso foi o que disse em tempos sobre vaporizar a vagina:

Sentamo-nos no que é, essencialmente, um mini-trono e uma combinação de infravermelhos e vapor de artemísia [uma espécie de planta] limpa-nos o útero. (…) Dá-nos energia — não é apenas uma sauna — e ajuda a equilibrar os níveis das hormonas femininas. Se vive em Los Angeles, tem de experimentar.”