Hugo Chávez, o ex-presidente da Venezuela que morreu em 2013, era supersticioso e recorria a videntes e práticas esotéricas. Quem o diz é o jornalista espanhol de origem venezuelana David Placer que publicou o livro “Los brujos de Chávez”, onde revela a relação do ex-líder venezuelano com as ciências ocultas.

A investigação baseia-se em mais de sessenta entrevistas com parentes, amigos, membros do seu governo e ex-colaboradores e releva também cartas particulares e excertos do diário de Hugo Chávez até então desconhecidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das cartas inéditas agora divulgadas, e reproduzida em exclusivo pelo jornal espanhol El Mundo, foi escrita por Hugo Chávez à sua primeira vidente Cristina Marksman, que pode ter previsto a sua morte.

“Antes dos 60 anos vais ficar gravemente doente e vais morrer”, terá dito Cristina a Hugo Chávez, segundo o El Mundo. Mas os presságios da vidente não foram todos negativos, já que também previu que o capitão haveria de chegar a ser presidente da Venezuela.

“Chávez usou a feitiçaria para controlar a Venezuela e manipular as pessoas. De tal forma que a santería [uma religião sincrética que teve origem entre os escravos da Nigéria e foi muito disseminada nas Caraíbas] importada de Cuba se transformou numa maneira de fazer política”, disse David Placer em declarações ao El Mundo.

“As práticas de santería emergem com Chávez através da influência de Fidel Castro, que aproveita a superstição do venezuelano para as introduzir em todas as instituições do Estado”, explica o jornalista, a quem a confissão foi feita pelo ex-ministro da Defesa e amigo pessoal de Chavez, Raúl Baduel, um general na reforma.

Os rumores de uma suposta relação de Hugo Chávez com a religião cubana, já circulavam entre os seus detratores, em especial depois de uma suposta cerimónia de santería que terá sido realizada em La Havana, Cuba, para “pedir pela saúde” do ex-chefe de Estado.

Uma informação agora confirmada pelo jornalista David Placer. “Os militares venezuelanos faziam os ritos de iniciação em La Havana e muitas vezes foram vistos altares em locais públicos. Estas práticas transformaram até a hierarquia do exército, já que um padrinho de santería não poderia ser hierarquicamente inferior ao afilhado”, afirma o repórter.

Mas para o autor, o que mais o surpreendeu na investigação foi ter descoberto que o Palácio Presidencial de Miraflores em Caracas foi e continua a ser palco de rituais espíritos.

Será que a Venezuela está assombrada?

A resposta a esta pergunta, escreve o El Mundo, é dada no capítulo final do livro “Los brujos de Chávez” que conta que Hugo Chávez e a vidente Cristina Marksman realizaram um ritual perto de um rio, para garantir que o seu poder era eterno.

Segundo o jornal espanhol, existem videntes venezuelanos que tentam desfazer o feitiço, convencidos de que a última batalha contra Chávez não é política, mas espiritual.

Hugo Chávez, foi eleito Presidente da Venezuela pela primeira vez em 1998, foi reeleito em 2000, 2006 e em 2012. Morreu a 5 de março de 2013, com 58 anos de um cancro que lhe tinha sido diagnosticado em 2011 e para o qual recebeu tratamentos em Cuba. Nicolás Maduro, o seu vice-presidente, sucedeu-lhe na presidência da Venezuela, cargo que ainda ocupa.