Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem, esta quinta-feira, o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.

No âmbito das iniciativas propostas pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para assinalar os 40 anos da Lei Fundamental, todos os deputados constituintes vivos que aprovaram a Constituição a 02 de abril de 1976 vão receber o diploma de deputado honorário.

O primeiro a ser distinguido por uma comitiva composta por Ferro Rodrigues e os restantes membros da Mesa da Assembleia da República será Mário Soares, numa cerimónia privada, à qual se segue, às 12h00, uma sessão pública no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa, que também receberá o título de deputado honorário.

Já da parte da tarde, pela 17h00, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro “Nesta Hora Primeira”, nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.