A República Checa está prestes a mudar de nome, conta a BBC. Em breve, Chéquia será o nome curto oficial deste país da Europa do Leste resultante da separação da Checoslováquia. A decisão, explicam os responsáveis, serve para facilitar a introdução do nome do país nas etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.

A proposta vai ser discutida no parlamento checo e, se aprovada, será apresentada às Nações Unidas para ser avaliada. A mudança não é radical: é o mesmo que chamar Portugal ao nosso país, mesmo que o nome oficial seja República Portuguesa. Na verdade, alguns países já se referiam à República Checa como Chéquia, mas o termo nunca foi oficializado.

A República Checa nasceu quando a Checoslováquia se dividiu em dois (com a Eslováquia) em 1993. Esta não foi a primeira divisão daquele estado europeu: durante a II Guerra Mundial, a Alemanha foi responsável pela fissão dos territórios por reivindicarem uma minoria que neles morava. Já depois da guerra, a Checoslováquia sofreu influência soviética e a democracia só voltou em 1989. Nessa altura, eslovacos e checos já tinham aspirações diferentes e por isso separaram-se sem confrontos a 1 de janeiro de 1993.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR