Quando aqui escrevemos que o gin estava na moda, citando o especialista Miguel Somsen, estávamos a meio de 2014. De lá para cá, a vontade de beber a aguardente à base de cereais não amainou e a bebida continua a ser pedida nos bares da capital (e não só). Se é certo que já tentámos ensinar o leitor a fazer o gin tónico perfeito, com o contributo de Luis Carballo, da Taberna Moderna, agora relembramos que no próximo sábado, dia 14, o evento Gin Tasting regressa à capital.

Ao todo, 50 marcas premium de gin — de Beefeater ou Hendricks a Tanqueray — estarão à prova nos jardins do Pestana Palace, o hotel de luxo instalado no Palácio do Marquês de Valle Flor, construído no final do século XIX. Entre as 15h00 e as 21h30, há gins internacionais e nacionais para beber (o português Friday Chic Gin estreia-se no evento), mas também masterclasses orientadas por nomes que a organização garante serem conhecidos dos amantes do gin, do holandês Johan Kersten, que vai meter o Sylvius Gin ao barulho, ao espanhol Luis Jauregui (fundador da marca Ginraw).

Gin Tasting Lisboa (189)

Uma das edições do festival. Foto: Fabrice Demoulin

As aulas, cuja inscrição é gratuita e apenas limitada ao número de lugares disponíveis em cada sessão, pretendem ensinar os participantes a aprofundar conhecimentos sobre o destilado, prometendo deixá-los aptos a harmonizar bases com botânicos e águas tónicas — sim, porque à semelhança do gin, a água tónica também é um mundo, havendo umas mais e menos amargas. Nada como ficar a par arte da mixologia e impressionar a malta, entenda-se amigos e familiares, em ocasiões vindouras.

E porque bebida pede, por norma, comida, o gin poderá ser acompanhado pelas sugestões do chef Miguel Castro e Silva, ao comando da cozinha do restaurante LESS, o qual terá um espaço próprio no evento. Caso precise de mais incentivos, aqui fica o vídeo promocional do Gin Tasting Lisboa 2016 — esperemos, apenas, que São Pedro colabore e ajude a brindar ao sol.

O quê: Gin Tasting Lisboa
Quando: Sábado, 14 de maio, das 15h às 21h30
Onde: Hotel Pestana Palace (Rua Jau, 54, Lisboa)
Quanto: até 12 de maio é possível comprar bilhetes online por 15€ por pessoa, valor que inclui a oferta de um copo de provas e três gins. No dia e local do evento, a aquisição da entrada terá um valor de 20€ por pessoa.