885kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O casaco amarelo que toda a gente decidiu comprar

Este artigo tem mais de 5 anos

Um casaco da Zara está a tornar-se um verdadeiro fenómeno de popularidade nas redes sociais. Quem o comprou a pensar que seria um modelo pouco escolhido pode ter uma surpresa quando sair à rua com ele

O casaco em polipele da Zara que está a fazer furor nas redes sociais custa 39.95 euros
i

O casaco em polipele da Zara que está a fazer furor nas redes sociais custa 39.95 euros

www.zara.pt

O casaco em polipele da Zara que está a fazer furor nas redes sociais custa 39.95 euros

www.zara.pt

Quem nunca sentiu embaraço por chegar a um local e encontrar outra pessoa com um peça de roupa igual à que tem vestida? Se há clientes habituais das cadeias de moda mais populares que nem querem pensar nisso, há outros que reagem com humor e tornam o embaraço num fenómeno viral.

Foi o que aconteceu às muitas clientes da Zara, do grupo espanhol Inditex, que resolveram tornar a sua preferência por um blusão amarelo (que custa 39,95 euros) num movimento humorístico de apoio às vítimas da peça de roupa, com direito a clube de fãs com honras de página de Facebook — Victimas De La Chaqueta Amarilla de Zara — e conta no Instagram.

https://www.instagram.com/p/BFFYqZWKH-l/

Nas duas redes sociais “as vítimas” do casaco amarelo partilham fotografias de pessoas com quem se cruzam e que têm em comum o facto de vestirem a mesma peça de roupa. O registo humorístico mostra uma das consequências da chamada fast fashion: a produção em larga escala e o sucesso de determinada peça faz com que mais pessoas se vistam de igual, ou pelo menos, de forma muito parecida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A página de Facebook tem já mais de 6 mil seguidores e descreve-se como um “grupo de apoio e compreensão a todas as vítimas da praga da jaqueta que invade as ruas de amarelo e que todas nós pensávamos que ninguém a ia comprar”. A criadora da página foi a autora do blogue “rijuanarules” onde conta porque o fez. Numa das publicações explica que comprou o casaco amarelo porque é a sua cor preferida. Quando o começou a ver um pouco por todo o lado percebeu não foi a única que gostou da peça e considera-se “uma vítima da jaqueta amarela”.

Esta não é a primeira vez (e tudo leva a crer que não será a última) que um artigo da Zara faz furor nas redes sociais. No entanto, o sucesso de determinada peça não faz com que a mesma seja vendida por tempo indeterminado. A empresa desconhece a razão pela qual o casaco teve tanto sucesso, mas isso não significa que permaneça mais tempo no mercado, refere o jornal ABC.

O modelo de negócio do grupo Inditex é baseado em coleções curtas e por mais bem-sucedida que seja um dos artigos de determinada coleção, o modelo exato do mesmo artigo não voltará a ser repetido, salientou a empresa. O sucesso pode dar origem a uma peça parecida, mas não será igual à original.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.