Uma agência de notícias norte-coreana publicou novas fotografias em alta resolução do líder Kim Jong-un e dos seus oficiais. Este facto não seria notícia, não fosse um pequeno por

menor: as novas imagens não foram retocadas. E mostram o líder da Coreia do Norte com um rosto um pouco diferente do que conhecíamos até agora. Nem ponta de manipulação entrou nestas fotografias, algo comum no material oficial das agências noticiosas do país asiático.

O governo da Coreia do Norte negou sempre que as imagens fossem manipuladas para tornar Kim Jong-un mais magro, por exemplo. Mas as novas fotos, creem os especialistas nos assuntos coreanos, podem significar uma mudança de rumo na relação que a Coreia do Norte pode querer manter com o Ocidente. É isso que Chang Yong-seok, da Universidade Nacional de Seoul, explica ao The Guardian: diz o especialista que Kim Jong-un pode querer passar uma imagem mais natural e, portanto, mais positiva cá para fora. “Está a tentar que vejamos a Coreia do Norte como um país normal”, sugere ele.

Além da fotografia do líder norte-coreano também vieram a público 27 imagens dos mais importantes dirigentes do país: vinte aparecerem de fato e gravata, enquanto os restantes mantêm as fardas militares típicas da Coreia do Norte. De todas a imagens da North Korea Central News Agency, só Kim Jong-un aparece a rir e sem pin na lapela do casaco.

Veja as novas imagens na fotogaleria e compare com as últimas (retocadas) lançadas pela Coreia do Norte.