Uma das meninas raptadas pelo Boko Haram na cidade de Chibok, no estado nigeriano de Borno, terá sido encontrada esta quarta-feira, avançou a BBC News. A notícia está a ser dada pelos ativistas que se têm dedicado à busca das meninas raptadas há dois anos por esta organização fundamentalista de raízes islâmicas.
Chairman of #ChibokParents has confirmed news that ONE of OUR #ChibokGirls was found by #CivilianJTF. Says only child of his neighbor. ????????????????
— Oby Ezekwesili (@obyezeks) May 18, 2016
Em abril de 2014, 276 raparigas foram raptadas de uma escola secundária do nordeste da Nigéria por este grupo terrorista. A menina chama-se Amina Ali e foi encontrada por uma equipa de vigilância na Floresta do Sambisa, muito próxima à fronteira com os Camarões. Foi um civil dessa equipa que reconheceu Amina e alertou as entidades competentes. Amina é a primeira rapariga de Chibok a ser encontrada. De acordo com Tsambido Hosea Abana, porta-voz do grupo de pais das meninas raptadas em 2014, ela foi encontrada a amamentar um bebé.
O rapto aconteceu na noite de 14 para 15 de abril de há dois anos, quando o grupo terrorista do Boko Haram atacou a Escola Secundária Governamental para Meninas de Chibok, na Nigéria. Os terroristas fizeram-se passar por guardas da escola e deram ordens às meninas que seguissem com eles, levando-as num camião para a Floresta de Sambisa, onde o Boko Haram tem campos fortificados.