Quatro amigas, uma loja com espaço para dividir e um denominador comum — o verão — fazem as contas da nova loja que acaba de abrir no Chiado, em Lisboa. Sob o mesmo teto estão três marcas portuguesas dedicadas à praia: a Motoreta Lisboa, que vende calções de banho e t-shirts, a Futah, dedicada às toalhas, e a MDMAshoes, de sapatos.
A Pop-up Store da Rua do Alecrim — que é, como o nome indica, temporária e só mora ali até setembro –, é uma verdadeira lufada de maresia em plena cidade: tem areia à entrada, paus que servem para pendurar as roupas, plantas nas paredes, fruta pelo chão e padrões coloridos e tropicais a lembrar a energia positiva da época quente.
Quisemos ter numa única loja produtos que dessem resposta ao que os clientes podem precisar na altura do verão. A localização nesta rua é excelente, não temos tido só portugueses a entrar e a conhecer os produtos, mas também público estrangeiro. Para além disso, estamos a caminho da praia, é muito engraçado ver as pessoas a descer de manhã para ir para a praia e ao fim do dia a virem de lá e a entrarem aqui a cheirar a protetor solar”, diz Sara Pignatelli, criadora da marca MDMAshoes, ao Observador.
A ideia de juntar as três marcas partiu de Madalena França, responsável pela Motoreta Lisboa, criada quando quis inovar junto de um público que a rodeia em casa: o masculino. Madalena pensou no verão e a partir dele criou imagens a lembrar a estação para decorar bolsos de t-shirts lisas e calções de banho que existem também em tamanhos pequenos, para crianças dos seis aos 12 anos.
Ao lado dos calções estão as toalhas de algodão egípcio da Futah. Todas são da autoria de Mariana e Catarina Cunha que, tal como Madalena, também se deixaram encantar pelo espaço. As duas irmãs criaram a marca em 2013 e desde aí idealizam e produzem os padrões das divertidas toalhas de praia. Para além do modelo singular e de criança, este ano há o modelo XL, para quatro pessoas.
Sapatos de vela podiam não condizer com o estilo desta Pop-up Store mas quando se olha para os da MDMAshoes percebe-se que eles fazem todo o sentido aqui. De formato idêntico aos tradicionais, diferenciam-se por serem produzidos a partir de materiais recicláveis: a sola é produzida através de restos de produção em massa (tubagens e materiais com defeito, por exemplo) e os tecidos são reaproveitados de peças distintas com defeitos, daí a diversidade de padrões. A marca pretende tornar o conceito da sustentabilidade apelativo, ao mesmo tempo que diminui o impacto ambiental negativo da produção e apresenta aos clientes um produto confortável, original e exclusivo.
A loja vai estar aberta até setembro, e até lá promete refrescar todos os que por ali passam com novidades.
Nome: Pop-up Store
Morada: Rua do Alecrim, 30 (Chiado), Lisboa
Horário: Todos os dias das 11h às 18h, até setembro de 2016
Preços: 17,90€ a 74€