Já está disponível em Portugal, por valores a partir de 41.400€, o novo Alfa Romeo Giulia. Revelada ao mundo no Salão Automóvel de Genebra, a nova berlina de Arese posiciona-se como um claro rival do BMW Série 3, já que, tal como adversário germânico, destina-se ao mesmo segmento e também possui tracção traseira – uma escolha que não só presta tributo à tradição da Alfa Romeo, como garante mais divertimento e emoção ao volante.
Além de exibir um estilo e um design inconfundivelmente italianos, com ênfase para a harmonia das proporções, o novo modelo não se limita à estética escultural. Também o interior foi projectado para colocar o condutor no centro das atenções e revela cuidado na qualidade dos materiais e dos acabamentos.
Sob o capot pode estar o 2.2 diesel, o primeiro motor diesel na história da Alfa Romeo a ser construído inteiramente em alumínio, que surge em duas versões: com 180 cv a 3750 rpm (binário máximo de 450 Nm a 1750 rpm) ou 150 cv a 4000 rpm (binário máximo de 380 Nm a 1500 rpm). Ambas podem ser combinadas com uma caixa manual de seis velocidades ou com a nova transmissão automática de oito relações.
Mas a “estrela” que mais brilha em termos de prestações é o 2.9 V6 BiTurbo a gasolina de 510 cv, exclusivo da versão Quadrifoglio. Segundo a Alfa Romeo, trata-se de “um motor único em termos de tecnologia e performances, destinado a tornar-se o novo ponto de referência da marca”. Integralmente construído em alumínio para poupar peso, sobretudo no eixo dianteiro, este bloco debita 510 cv de potência e mais de 600 Nm de binário. Vale-se da tecnologia Ferrari e isso faz toda a diferença, anunciando uma velocidade máxima de 307 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Quando foi revelado em Frankfurt, a Alfa Romeo aproveitou para testá-lo em Nürburgring. O resultado pode surpreender os mais sensíveis: o Giulia Quadrifoglio cumpriu o mítico traçado alemão em apenas 7m39s, deixando para trás um dos seus maiores rivais, o BMW M4, cuja marca (7m52s) acusa mais 13 segundos. Até o Lamborghini Murcielago LP640 (7m40s) foi batido pela berlina italiana! Como se isto não bastasse para abrir o apetite, a marca destaca ainda a eficiência desta versão. “Embora os valores de potência e de binário sejam excepcionais, o 2.9 V6 BiTurbo de 510 cv é ainda o melhor na categoria em termos de níveis de emissões (198 g/km de CO2 com caixa manual de seis velocidades) e surpreendentemente eficiente no que se refere ao consumo, graças ao sistema de desactivação dos cilindros de controlo electrónico”, sublinha a Alfa Romeo.
Preços
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2.2 Diesel 150cv Giulia MT6
41.400€
2.2 Diesel 150cv Giulia AT8
43.700€
2.2 Diesel 150cv Super MT6
42.900€
2.2 Diesel 150cv Super AT8
45.200€
2.2 Diesel 180cv Super MT6
44.400€
2.2 Diesel 180cv Super AT8
46.700€
2.9 V6 BiTurbogasolina 510cv Quadrifoglio MT6
96.000€
Em Portugal, o Giulia surge com três níveis de equipamento: Giulia, Super e Quadrifoglio. A versão de acesso à gama inclui, de série, cruise control com limitador de velocidade, jantes de 16”, ar condicionado bi-zona, sistema AlfaTM DNA, sistema de infoentretenimento Connect 6,5″ e sensores de estacionamento traseiros. A dotação completa-se com sistemas de segurança activa como o aviso de colisão com travagem automática de emergência e detecção de peões, ou o Lane Departure Warning, que avisa o condutor em caso de transposição involuntária da faixa de rodagem.