Tem Windows 10? O mais recente sistema operativo da Microsoft deu aos nossos computadores muitas funcionalidades novas. Umas são úteis. Outra, nem tanto — seja porque gastam bateria ou tornam o computador mais lento. O jornal espanhol El Confidencial reuniu algumas e explicou como as desligar. Descubra-as também aqui.

Desative a publicidade

No Windows 10, a Microsoft passou a mostrar publicidade. Aparece, por vezes, no menu inicial, sob a forma de aplicações que a empresa nos sugere instalar.

Porém, isso é facultativo. Para desativar estes anúncios vá às definições do computador. Faça-o, por exemplo, clicando no ícone de pesquisa — a lupa — na barra de tarefas e escrevendo “Definições”. Entre na área de “Personalização” e desligue a opção “Mostrar ocasionalmente sugestões no Início”.

Escolha os programas de arranque

São aqueles que abrem automaticamente quando liga o computador, algo que pode atrasar (muito) o arranque do seu equipamento. E o El Confidencial descrimina alguns: Spotify, Skype, Steam e por aí em diante.

Felizmente, é possível impedir que programas não desejados o façam. Basta premir, em simultâneo, as famosas teclas Ctrl+Alt+Del e execute o gestor de tarefas. Aceda à aba “Arranque” e, aí, poderá ver que programas arrancam com o computador, permitindo ou impedindo esses arranques. Quanto menos programas ligados melhor: o seu computador deverá ligar mais rapidamente.

Notificações chatas? Desligue-as

O que é demais é moléstia. Notificações são boas e úteis, mas de forma moderada — e há que as manter “ao mínimo”, escreve o El Confidencial, um conselho “que também se aplica ao seu telemóvel”.

No Windows 10 pode escolher quais as aplicações que podem emitir notificações. Para fazer essa gestão, aceda a Definições > Sistema > Notificações e ações. Desligue as que não lhe interessam. Sem medos.

Desative programas em segundo plano

É provável que, no seu computador, tenha muitos programas que não usa. Acontece que alguns deles ligam-se automaticamente, ficando a trabalhar em segundo plano – isto é, sem que o utilizador dê por isso. O jornal espanhol El Confidencial chama-lhes de “vampiros”, porque “sugam recursos, largura de banda e bateria” do seu aparelho.

Contudo, há uma forma fácil de impedir que o façam. Vá a Definições > Privacidade e escolha a secção “Aplicações em segundo plano”. A lógica é sempre a mesma: desligue as que não conhece, ou que não usa.

Partilhar atualizações? Você decide

É sempre bom manter o seu computador atualizado. Nem tanto por causa das novas funcionalidades, mas sobretudo por uma questão de segurança. O Windows 10 não é exceção, mas vai mais além: permite que os computadores da sua rede partilhem pacotes de atualização entre eles, sem que o saiba ou tenha controlo.

A funcionalidade está ligada de forma predefinida e, entre outras vantagens, melhora a segurança e torna os downloads de atualizações mais rápidos. Mas para receber esses pacotes, também tem de os dar. E isso pode consumir recursos da sua rede e do seu computador.

É você quem decide: desligar esta funcionalidade, ou mantê-la ligada. De uma forma ou de outra, nós explicamos como a desligar. Vá a Definições > Atualização e segurança > Windows Update. Entre nas opções avançadas e em “Escolher o modo como quer receber as atualizações”. Desligue o botão das atualizações de mais do que um lugar.