O resultado do referendo britânico à saída da União Europeia está, naturalmente, a marcar a X Convenção do Bloco de Esquerda. À chegada ao pavilhão desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, onde decorre o conclave bloquista, Catarina Martins fez questão de colocar alguma água na fervura. “Este não é o momento de os países saltarem com cartadas de referendos”, mas sim de “pôr em cima da mesa alternativas pensadas” para depois haver “espaços que possam ter legitimidade democrática.”

“[Não se ganha nada] em achar que as soluções para todos os países são referendos que podem pôr em campos opostos soluções que são todas más. “Este é o momento de a política assumir responsabilidades e fazer propostas sobre alternativas de construção”, atirou Catarina Martins.

Mas nem todos pensam exatamente assim. Luís Fazenda, fundador do Bloco de Esquerda, admitiu que “nenhum instrumento está na gaveta”. “Há vários instrumentos para a determinação da soberania portuguesa e para acautelar os interesses nacionais, o referendo é um deles, nenhum instrumento está na gaveta”.

Antes, numa entrevista ao Observador, José Manuel Pureza, deputado bloquista e vice-presidente da Assembleia da República, já admitira que votaria sim num eventual referendo sobre a saída de Portugal da Zona Euro. “Enquanto estiver dentro deste tipo de orientação, não vejo que haja correlação de forças para mudar [a União]. Creio que esta União Europeia deixou de ter qualquer tipo de solução”, afirmou o bloquista.

À entrada para a Convenção do Bloco, este sábado, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares fez questão de separar as águas. “Não se confunda um referendo sobre a construção da União Europeia com tratados para a desistência da União Europeia. Essa é outra matéria, e é para aí que estão a ser atirados muitos povos com as políticas que a União Europeia está a fazer”, lamentou.

Em declarações ao Observador, Jorge Costa, deputado e dirigente do Bloco de Esquerda, também fez questão de lembrar que o partido sempre defendeu a realização de referendos ao Tratado Orçamental, mas apontou outro caminho: a prioridade, agora, é discutir a renegociação da dívida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR