O discurso de Melania Trump na Convenção do Partido Republicano correu o mundo — mas pelas piores razões. Foram identificadas duas passagens muito semelhantes (estamos a ser simpáticos) a excertos de um discurso feito por Michelle Obama na convenção do Partido Democrata em 2008.

Ainda ninguém tinha pedido desculpa ou assumido a culpa, mas agora Meredith McIver disse ter sido ela a responsável pelo equívoco. Foi Meredith quem escreveu o discurso e explica que, quando conversou com Melania Trump, esta disse-lhe que uma das pessoas que a inspirava era Michelle Obama e citou as duas passagens que acabaram por integrar a versão final do discurso. McIver disse que se tratou de um erro “inocente”, já que tomou nota do que Melania lhe tinha dito e não foi confirmar se as passagens faziam parte de discursos de Michelle, conta o New York Times.

McIver colabora com Trump já há muito tempo e trabalhou com “The Donald” nalguns dos seus livros. Foi por isso que a equipa de Trump a convidou a escrever o discurso de Melania, depois de terem rejeitado dois textos escritos por outros profissionais. A escritora lamenta os danos causados à família Trump e chegou mesmo a apresentar a sua demissão, mas Donald Trump não aceitou e disse-lhe que “as pessoas cometem erros inocentes e aprendemos a crescer a partir destas experiências”.

Ainda assim, Meredith insistiu que o comunicado em que assume a culpa fosse publicado porque acredita que esta questão estava a criar uma “distração da campanha histórica de Trump à presidência e da bonita mensagem de Melania.”

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos reagiu à polémica dizendo que, pelo lado positivo, “o discurso de Melania teve mais publicidade do que qualquer outro na história da política”. Acrescentou ainda que “os meios de comunicação social estão a perder mais tempo a fazer uma análise forense do discurso de Melania do que o FBI gastou nos emails de Hillary”, numa alusão à investigação à candidata democrata sobre a partilha de informações confidenciais através de uma conta de correio eletrónico pessoal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR