764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Republicano

Partido Republicano

Trump vence primárias republicanas no Missouri

O antigo Presidente dos EUA tem vindo a aumentar a sua vantagem de delegados no Missouri, enquanto a antiga embaixadora da ONU Nikki Haley continua a tentar a sua primeira vitória.
Estados Unidos da América

Líder de órgão republicano de saída devido a Trump

Ronna McDaniel formalizará a sua demissão a 8 de março. McDaniel agradeceu a Trump, mas foi o ex-presidente quem mais fez campanha nas últimas semanas para reformar a liderança do Comité Republicano.
Noticiário

2h. Trump vence primárias na Carolina do Sul

Com cerca de 10% dos votos contados, o ex-presidente segue à frente com mais de 56% dos votos, contra menos de 42% de Nikki Haley. Trump já reagiu e descreve o momento como "uma noite fantástica".
Guerra na Ucrânia

EUA. "Vá-se lixar", diz republicana a Cameron

A representante republicana Marjorie Taylor Greene reagiu aos apelos de David Cameron para que o Congresso americano aprove apoio militar para a Ucrânia com um "kiss my ass" — "vá-se lixar".
A História do Dia

Porque tem Donald Trump medo de Taylor Swift?

A cantora é um fenómeno nos EUA e em todo o mundo. Qualquer coisa que diga tem um impacto gigantesco. Quem é Taylor Swift? Inês Capucho e Carolina Sobral, jornalistas, são as nossas convidadas.
Eleições EUA

New Hampshire. A "meia-final" de Haley e Trump

Com DeSantis de fora, Nikki Haley aposta tudo no estado onde os independentes também votam e parte para o ataque ao ex-Presidente. Trump desvaloriza e já está de olho na Carolina do Sul.
Estados Unidos da América

EUA. Acordo adia possível paralisação do Governo

Projeto de lei provisório que visa financiar o executivo a curto prazo, até março próximo, deverá permitir evitar bloqueio da atividade do Executivo norte-americano.
Eleições EUA

Republicano Chris Christie desiste de primárias

Maior crítico interno de Donald Trump anunciou saída a poucos dias da primeira votação das primárias. "Prefiro perder a dizer a verdade do que mentir para chegar à vitória", disse Christie.
Estados Unidos da América

Mike Pence desiste de corrida à Casa Branca

Ex vice-presidente de Donald Trump diz que, "depois de muita ponderação", decidiu sair de cena e abandonar as pretensões de tentar a eleição. Ex-Presidente continua a ser a principal figura.
Estados Unidos da América

Mike Johnson vai liderar Câmara dos Representantes

Alinhado com a ala mais conservadora da maioria Republicana, o novo líder, de 51 anos, é considerado um aliado feroz de Donald Trump e recebeu o apoio de todos os congressistas republicanos.
Guerra na Ucrânia

EUA. Zelensky sai sem mísseis e ganhos limitados

Biden anunciou um pacote de ajuda de 325 milhões de dólares à Ucrânia, mas não inclui mísseis de longo alcance ATACMS. Zelensky tentou cativar republicanos, mas ganhos só serão conhecidos mais tarde.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Primárias nos EUA: nas urnas ou nos tribunais?

A agenda de Donald Trump começa a estar cheia de idas ao tribunal nos primeiros meses do próximo ano, período crítico para as primárias do Partido Republicano.
Noticiário

18h. Trump vai ser julgado em março de 2024

Data coincide com o arranque da campanha das eleições primárias republicanas. O antigo presidente norte-americano é acusado de tentar reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020.
5 Continentes

Desfazer do Grupo Wagner traz problemas a Putin?

Sem recrutamento do Grupo Wagner pode haver dificuldades para a Rússia. Candidatos republicanos não "alinham" no apoio à Ucrânia. Alberto Núñez Feijóo pode chegar a PM de Espanha? "É pouco provável".
Partido Republicano

Primárias Republicanas: o debate inicial

Muito barulho, muito show, pouca mudança.Assim foi o debate das primárias republicanas. Um bom reflexo do próprio partido: estagnado, repetitivo e saudosista da era Trump.
Estados Unidos da América

Primárias. Trump 40 pontos à frente de DeSantis

Uma nova sondagem, divulgada pelo New York Times, mostra uma consolidação da vantagem de Trump na corrida pela nomeação republicana. As primárias começam dentro de pouco mais de cinco meses, no Iowa.
Partido Republicano

A última batalha pela alma do Partido Republicano

Apesar da inevitável vitória de Trump nas primárias republicanas, a sobrevivência do Partido Republicano enquanto garante do bom funcionamento democrático assenta numa só premissa: a sua derrota.
Estados Unidos da América

DeSantis promete política agressiva de imigração

O candidato a candidato republicano à Presidência da República dos EUA tem prometido acabar com a chamada política que permite a libertação de imigrantes no país ilegalmente até a data do julgamento.
Eleições EUA

Ex-congressista Will Hurd candidato às primárias

Will Hurd tornou-se no 12.º político a anunciar candidatura às primárias republicanas: "A alma do nosso país está sob ataque. Os nossos inimigos conspiram, criam o caos e ameaçam o sonho americano".
Fact Check

Russos mortos são "melhor dinheiro gasto" dos EUA?

Publicação descontextualizada. É verdade que Lindsey Graham disse que apoio dos Estados Unidos à Ucrânia era o "melhor dinheiro gasto", mas não em referência direta aos russos que morreram na guerra.
Partido Republicano

EUA 2024: o estado da arte à direita

Um dia depois de Trump ter sido acusado de suborno a Stormy Daniels, foram doados 4 milhões de dólares para a campanha do ex-Presidente, avaliado como injustiçado no juízo da sua base conservadora.
Estados Unidos da América

Pence divulga vídeo de candidatura à Casa Branca

Mike Pence, número 2 de Donald Trump entre 2016 e 2020, divulgou esta quarta-feira de manhã o vídeo de apresentação da sua candidatura à Casa Branca: "Tempos diferentes exigem lideranças diferentes".
Estados Unidos da América

Califórnia é "oásis" do aborto nos EUA

A clínica Planned Parenthood, na Califórnia, "assistiu a um aumento de 900% no número de pessoas de outros estados em busca de cuidados abortivos". O estado americano é visto como oásis do aborto.
Partido Republicano

No Twitter, DeSantis promete "revitalizar" os EUA

Numa conversa com Musk que teve várias falhas técnicas, DeSantis oficializou candidatura às primárias republicanas. E mandou farpa a Trump: "Os dogmas do passado são inadequados para o futuro".
Partido Republicano

Ao lado de Musk, DeSantis vai anunciar candidatura

O governador da Flórida, Ron DeSantis, vai anunciar a candidatura na plataforma Twitter Spaces, numa entrevista que será feita por Elon Musk e que vai contar com perguntas do público.
Estados Unidos da América

Republicano Tim Scott é candidato a 2024

Senador da Carolina do Sul é o sexto candidato à nomeação republicana e representa a ala mais moderada do partido. Sondagens atribuem-lhe 2% das intenções de voto.
Estados Unidos da América

A crise económica mundial anunciada

No caso de não ser autorizado o aumento do teto da dívida, os Estados Unidos entram em recessão. Este cenário, a acontecer, fará com que a crise de 2007/08 pareça uma “brincadeira de crianças”.
António Guterres

A política interna americana e Guterres

A posição de Guterres, no que concerne à exportação de trigo e milho não advém de uma preocupação com a saúde financeira do país invasor, mas sim com as populações dos países em desenvolvimento.
A História do Dia

A acusação contra Trump vai dividir os EUA?

Trump é formalmente acusado e diz-se vítima de um processo político. Este caso poderá desencadear uma resposta violenta? Nuno Gouveia, especialista em política norte-americana, é o nosso convidado.
Noticiário

22h. Trump realiza o primeiro comício eleitoral

Neste jornal, a antevisão ao comício eleitoral, que se realiza esta noite no Texas. Ainda nesta edição, as declarações de Costa e Marcelo na Cimeira Ibero-Americana na República Dominicana.
Partido Republicano

EUA. George Santos sob investigação por má conduta

George Santos enfrenta uma investigação por ter falsificado significativamente o currículo em tempo de eleições. Comité de Ética da Câmara dos Representantes vai analisar possíveis atividades ilegais.
Estados Unidos da América

McCarthy ultrapassa bloqueio e consegue eleição

Foram precisas 15 rondas para que o republicano Kevin McCarthy conseguisse chegar à liderança daquele órgão — mas com muitas cedências. Há 100 anos que o processo não era tão demorado.
Partido Republicano

Fabulistas e antidemocratas

Os dois próximos anos prometem ser muito perigosos para a democracia nos Estados Unidos, à medida que o país se prepara para a eleição presidencial de 2024.
Donald Trump

Trump: derrota republicana por "questão do aborto"

Antigo presidente utilizou rede social Truth Social para responsabilizar "questão do aborto, mal tratada por muitos republicanos" pela derrota do partido nas intercalares.
Eleições EUA

A pensar em 2024, Biden cola republicanos a Trump

Democratas querem fomentar clivagem com republicanos, associando-os às polémicas de Trump e a uma atitude mais extremista. Administração Biden sublinha que quer apenas luta contra radicalismo.
Partido Republicano

A importância de Moore v. Harper para os EUA

O Supremo Tribunal Federal irá ouvir hoje os argumentos orais no caso Moore v. Harper. Está agora em seu poder manter a democracia representativa que caracteriza os Estados Unidos desde a sua fundação
Partido Republicano

Dia de reflexão na terra dos livres

É Kevin McCarthy, republicano e presumível Líder da Casa dos Representantes em janeiro que avisa que a ajuda dos USA à Ucrânia será condicional. Condicional de quê, não se sabe e ele não diz.
Donald Trump

Trump terá assumido culpa por ataque ao Capitólio

Numa conversa telefónica entre o republicano McCarthy e elementos do partido, este garantiu que Trump terá assumido responsabilidade pelo ataque ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021.
Partido Republicano

Uma no tridente, outra no martelo

Numa sondagem da CBS News, 25% dos inquiridos republicanos consideram que a América devia ficar de “fora de qualquer negociação entre a Federação Russa e a Ucrânia”.
Partido Republicano

Congressista leal a Trump substitui Liz Cheney

Elise Stefanik, que tem feito eco das alegações de Trump sobre fraude eleitoral, sobe na hierarquia do Partido Republicano na Câmara dos Representantes. Cheney foi afastada por criticar ex-Presidente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.