Ninguém percebeu bem quem ganhou — nem mesmo elas. Simone Manuel, dos EUA, e Penny Oleksiak, do Canadá, percorreram os 100 metros livres em 52.70 segundos, chegando ao final em simultâneo. As duas venceram o ouro, feito que não acontecia desde 2000, altura em que Gary Hall e Anthony Ervin empataram na final dos 50 metros livres, e levaram uma medalha de ouro cada.
Na cara da atleta norte-americana é bem visível a confusão no final da prova. Demorou algum tempo a entender que tinha ganhado uma medalha de ouro. Subiu depois ao pódio juntamente com a colega norte-americana, ouviram-se os dois hinos, subiram as duas bandeiras ao centro e receberam ambas uma medalha de ouro .
@simone_manuel won that for the ancestors WHAT A TIME TO BE ALIVE ✊???? #BlackGirlMagic #SimoneManuel pic.twitter.com/UQ7f0rNznX
— Wesley (@WesleyL10) 12 August 2016
A canadiana disse aos jornalistas, no fim da prova, que é “incrível empatar no ouro”. “Nunca pensei ganhar uma medalha de ouro, significa muito. Ela merece-o tanto como eu”, garantiu.
As duas bandeiras subiram ao centro, ouviram-se os dois hinos, e não foi atribuída medalha de prata. A medalha de bronze ficou para a sueca Sarah Sjostrom.
Primeira nadadora afro-americana a vencer o ouro
Além do feito raro (mas não inédito) de ser atribuída uma medalha de ouro ex-aequo, a prova ficou marcada por outro feito histórico: Simone Manuel tornou-se a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro Olímpica na natação.
“A medalha não é apenas para mim, é para muitos dos afro-americanos que estiveram cá antes de mim e serviram de inspiração. Espero poder ser uma inspiração para outros”, disse a nadadora no final da prova.
Para Simone Manuel, “esta vitória ajuda a trazer esperança e a mudar alguns assuntos que se passam no mundo”. A nadadora sublinha a importância da medalha, em especial “com o que se passa atualmente, e com algumas questões com a brutalidade policial”.
“É uma honra representar os Estados Unidos”, disse a nadadora no Twitter:
It is an honor to represent the USA! God is working in me! I am so blessed and grateful. Thank you all so much for your support.
— Simone Manuel (@swimone) August 12, 2016
Também a nadadora canadiana expressou a sua alegria naquela rede social, onde escreveu que “nunca esteve tão orgulhosa de fazer parte da equipa do Canadá”.
So incredibly honoured and humbled by everything that's happened here tonight. Never been so proud to be part of @TeamCanada
— Penny Oleksiak (@OleksiakPenny) August 12, 2016
Katie Ledecky, nadadora americana que já venceu três medalhas de ouro e uma de prata nestes Jogos Olímpicos, reagiu no Twitter. “A minha colega de quarto Simone Manuel acaba de ganhar uma medalha de ouro! Estou a tremer. Muito orgulhosa de ti”, disse a atleta.
AHHH!!! My roomie @simone_manuel just won a gold medal! I'm shaking. So proud of you. #CHAMP
— Katie Ledecky (@katieledecky) August 12, 2016