Portugal emitiu esta quarta-feira 1.000 milhões de euros em obrigações a cinco e a 10 anos, conseguindo uma taxa de juro ligeiramente mais baixa na emissão de maturidade mais longa, mas um pouco mais alta na que vence em 2021.

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência de informação financeira Bloomberg, Portugal colocou est quarta no mercado 550 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, com uma taxa de juro de 3,027%, uma emissão que compara com a realizada em julho, em que foram emitidos 584 milhões de euros em títulos a 10 anos a uma taxa de juro média de 3,093%.

Quanto ao leilão de Obrigações do Tesouro a cinco anos, foram hoje emitidos 450 milhões de euros com um juro de 1,870%, sendo que em junho, quando se realizou a última emissão desta maturidade, foram colocados no mercado 600 milhões de euros a uma taxa de 1,843 milhões de euros.

Esta foi a primeira emissão de dívida realizada depois de o Estado e a Comissão Europeia terem chegado a acordo sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que, entre outras operações, vai implicar um aumento de capital de 2,7 mil milhões de euros.

Esta injeção de capital público deverá obrigar o IGCP a alterar o programa de financiamento do Estado deste ano, uma vez que se trata de uma operação não prevista inicialmente no Orçamento do Estado para 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR