Depois do lançamento do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus, os utilizadores aguardavam pacientemente pelo lançamento oficial do novo iOS 10. A espera terminou e, por todo o mundo, já existem vários utilizadores com o novo sistema operativo.

Mas quais são as novas funcionalidades que a Apple preparou para o sistema operativo móvel que chega agora à 10ª versão? Eis as sete funcionalidades que mais chamam a atenção.

As mensagens ganham uma nova vida

Costumize e interaja mais com os seus amigos

A aplicação de mensagens sofreu alterações consideráveis. Agora, além de poder personalizar os balões das conversas, é possível enviar mensagens manuscritas que a pessoa com quem estiver a conversar pode visualizar em tempo real. Pode ainda escolher diversas animações para enviar aos seus contactos, ser criativo na maneira como deseja um feliz aniversário a alguém e até enviar o ritmo do bater do coração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma nova utilidade para as notificações

Agora não servem só para avisar algo

As notificações sofreram também algumas mudanças. Agora pode realizar mais ações diretamente na notificação com o ecrã bloqueado. É possível visualizar parte de uma conversa e responder logo à mesma, ou então ver um e-mail na íntegra, tudo diretamente através da notificação sem abrir a aplicação.

Fale no idioma que quiser

Sem trocar de teclado

Para as pessoas que comunicam com amigos de várias zonas do planeta será possível escrever em diferentes línguas sem trocar de teclado. O iOS 10 deteta automaticamente o idioma da escrita para que as sugestões sejam mais corretas.

O ecrã acendeu-se sozinho? Sim!

Não precisa carregar em botões, levante só o iPhone

Com o iOS 10 pode optar por acender o ecrã sem carregar em lado algum. Basta levantar o iPhone e imediatamente consegue visualizar todas as notificações sem carregar em botões. Isto permite ao utilizador dar uma vista de olhos rápida e verificar se existe algo que requeira a atenção sem perder tempo.

Os widgets chegaram ao iPhone

Mais informação à distância de uma pressão no ecrã

Apesar de já estarem presentes no sistema Android, chegou agora a vez do iOS implementar widgets no iPhone. Com uma ligeira pressão na aplicação de calendário ou de meteorologia (entre outras) surge de imediato a informação base dessa aplicação sem ser necessário abrir a mesma. Pode visualizar o tempo atual ou então os eventos que tiver agendados para o dia, tudo com uma simples pressão no ecrã graças ao 3D Touch.

Momentos guardados automaticamente

Fotos e vídeos agrupados por acontecimento

Com o iOS 10 as fotografias e vídeos registados em determinada altura são guardados em conjunto criando uma memória única para aquele preciso momento. Recorde facilmente o primeiro dia de férias ou o nascimento de um filho sem ter de procurar muito. Estará tudo no mesmo local e organizado para que seja mais fácil recordar.

Widgets sem pressões

Todos os acessos facilitados

Se ao pressionar numa aplicação e ter um widget com informação era bom, ter um ecrã dedicado a eles ainda é melhor. Com o iOS 10 se deslizar o ecrã, da esquerda para a direita, depara-se com um nome de ecrã dedicado inteiramente aos widgets. Toda a informação de diversas aplicações é disponibilizada numa mini versão facilitando assim o acesso ao utilizador.

O vídeo de apresentação da empresa de Cupertino deixa uma ideia do que é esperado no final da atualização:

https://www.youtube.com/watch?v=PERPpFWHnDM

Texto editado por: Filomena Martins