Joel Cervantes Macias conduzia em Chicago quando se deparou com Fidencio Sanches, um homem de 89 anos a empurrar um carrinho de gelados. Depois de lhe dar 50 dólares (45 euros), Macias tirou-lhe uma fotografia e colocou-a no Facebook.
Depois de receber várias reações a quererem ajudar este homem, Joel Cervantes Macias lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para angariar fundos para entregar a Fidencio Sanches. Nesta página, o fotógrafo divulgou a história deste homem e os motivos pelo qual ainda está a trabalhar com esta idade.
Quando morreu a sua filha, teve de sair da reforma uma vez que ficou com a custódia dos seus dois netos e necessitava de dinheiro para poder pagar as contas. Fidencio Sanches esteve reformado apenas dois meses. A sua mulher também andava a tentar vender gelados, mas adoeceu e já não conseguiu voltar a trabalhar.
Em declarações à ABC News, o vendedor disse: “”Pensámos: ‘O que vamos fazer?’ Precisamos de pagar as contas”. Sanches acrescentou que acorda cedo e trabalha “todos os dias até às oito da noite”.
Esta história emocionou a internet e utilizadores de todo o mundo prontificaram-se a ajudar o homem através de doações feitas online. A iniciativa que pretende ajudar esta família já conseguiu angariar cerca de 250 mil euros, quando o objetivo era aproximadamente 2.500 euros. Esta meta foi conseguida em apenas uma hora. Apesar disso, Sanchez afirmou que não vai parar de trabalhar uma vez que já vende gelados naquela cidade há 23 anos.
O autor da iniciativa agradeceu a todos o apoio prestado e acrescentou que respeita este homem ao máximo, que está a trabalhar aos 89 anos em vez de “desfrutar da sua reforma”.
https://twitter.com/AyomideAyomiAyo/status/775356392307826688
Joel Cervantes Macias publicou um vídeo em que mostra o vendedor a ser entrevistado por várias estações de televisão. No vídeo surge alguns clientes que se lembram deste homem desde a a sua infância.
Texto editado por Vítor Matos