915kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Julio Machado Vaz devolve medalha à Câmara do Porto

Este artigo tem mais de 5 anos

O psiquiatra critica vereador Manuel Pizarro que prometeu ajuda a instituição detida por Julio Machado Vaz, mas nunca cumpriu. Instituição vai agora fechar portas por falta de apoio.

i

Artur Machado/Global Imagens

Artur Machado/Global Imagens

Júlio Machado Vaz devolveu a medalha de mérito de grau Ouro à Câmara do Porto que a autarquia lhe atribuíra em 2015. Motivo? A ausência do apoio prometido à Comunidade de Inserção Paulo Vallada, instituição de solidariedade social que dirige.

Na sua página de Facebook, Júlio Machado Vaz mostra toda a sua indignação para com um responsável da autarquia: o vereador de Ação Social Manuel Pizarro, que terá prometido informalmente ajudar a associação do psiquiatra — que recebe mães adolescentes e respetivos filhos — e que depois terá ignorado os vários pedidos para marcarem reuniões e efetivarem esse apoio. Mais: por falta de apoios, a Comunidade de Inserção Paulo Vallada vai ter de encerrar definitivamente nas próximas semanas, anunciou ainda Machado Vaz.

Se a Paulo Vallada fecha as portas no concreto, é minha obrigação defender-lhe a dignidade, de que sou um dos garantes, e que não será devolvida com as chaves. E por isso, amanhã mesmo, a minha Medalha será devolvida à Câmara. Dir-me-ão que se trata de um mero gesto simbólico. É verdade, mas por trás dos símbolos vivem ideias, maneiras de ver o mundo e de nele estar. E, quem sabe, talvez a próxima IPSS que solicitar vinte ou trinta minutos de atenção tenha mais sorte”, escreve.

Segundo o também sexólogo, os contactos com a Câmara foram iniciados há dois anos, sendo que recebeu logo resposta positiva por parte da autarquia. Mas, a partir daí, seguiu-se apenas silêncio. O pedido de apoio (e de reuniões para discutir o apoio) foi sendo renovado ao longo deste tempo, mas Machado Vaz nunca recebeu resposta do vereador Manuel Pizarro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A associação terá agora de sair das suas instalações por falta de apoio financeiro e as jovens mães vão ser encaminhadas para outras instituições.

O vereador de Ação Social, Manuel Pizarro, disse à Lusa que a Câmara do Porto é “alheia ao facto de a Comunidade ver-se privada das suas instalações”. Ainda assim, Manuel Pizarro sublinha “a disponibilidade já assumida de ajudar a resolver os problemas de acordo com os recursos ao seu alcance. A Câmara conhece a situação e as dificuldades que atravessa a Comunidade de Inserção Paulo Vallada, que faz um valioso trabalho de proteção de mães em dificuldades e dos seus filhos”, destacou o responsável. Mas sobre a ausência de respostas a Julio Machado Vaz ou sobre a devolução da medalha, nada disse.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.