O presidente francês, François Hollande, afirmou em Calais que o campo de refugiados conhecido como “A Selva” será completamente desmantelado até ao fim do ano e os seus residentes distribuídos por todo o território francês.

“Vim a Calais para confirmar a decisão que tomei com o governo: desmantelar (o campo) definitiva, inteira e rapidamente. Isso significa até ao fim do ano”, disse.

Hollande falava durante a sua primeira visita como chefe de Estado àquele porto do norte de França.

Entre 7.000 e 10.000 migrantes, principalmente oriundos da Síria, Eritreia ou do Sudão, vivem no campo – o maior do país – na expetativa de conseguir chegar ao Reino Unido.

Desde a primavera, o tamanho da “Sela” duplicou devido à chegada dos migrantes que atravessam o mar Mediterrâneo e à evacuação dos acampamentos parisienses.

Perante as tensões crescentes entre migrantes e a vizinhança, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, anunciou o desmantelamento de “A Selva” antes do inverno. “O governo irá até ao fim”, confirmou François Hollande, que não se deslocou ao campo.

A França é sobretudo um país de trânsito para os migrantes e registou apenas 80 mil novos pedidos de asilo em 2015 contra perto de um milhão na Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR