O Governo da Bulgária nomeou esta quarta-feira a comissária europeia Kristalina Georgieva como candidata ao cargo de secretária-geral das Nações Unidas após Irina Bokova ter ficado na sexta posição nas últimas eleições
Segundo a agência Reuters, o anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Boiko Borisov, que acredita que a Comissária Europeia tem maiores hipóteses de conseguir chegar ao cargo. Borisov considera que esta é “uma candidatura de sucesso”.
Na sexta-feira, a economista búlgara de 63 anos, que é apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel admitiu: “Sinto-me muito honrada por verificar que numerosas pessoas me estão a encorajar para ser candidata”. Durante essa conferência realizada em Nova Iorque, Georgieva afirmou que a decisão seria do governo búlgaro: “Como búlgara, direi que é uma decisão a tomar pelo governo do meu país”.
Na última votação, António Guterres, o antigo primeiro-ministro português, manteve a sua liderança tendo vencido todas as votações informais.
A próxima votação, que está agendada para a primeira semana de outubro, vai destacar pela primeira vez os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos.