A segunda geração do SUV de maior sucesso na marca de Ingolstadt, o Audi Q5, acaba de ser revelada na plenitude, após a abertura do Salão Automóvel de Paris.
Anunciando logo à partida uma diminuição significativa no peso (cerca de 90 kg) face ao antecessor, graças em grande parte à adopção da plataforma MLB (também usada pela família A4 e Q7), o novo Q5 oferece um melhor aproveitamento do espaço interior (por exemplo, 610 litros na bagageira), apesar de pouco ter crescido em termos de dimensões exteriores. Sendo agora, também, um dos modelos mais aerodinâmicos da sua classe.
No aspecto exterior com claras influências do Q7, mas também do novíssimo Q2, o futuro Q5 contará com ópticas dianteiras em LED ou Matrix-LED, além de sinais de mudança de direcção dinâmicos. Ao passo que, no interior do habitáculo, os clientes vão poder desfrutar de soluções como Audi Virtual Cockpit, além de dois sistemas diferentes de infoentretenimento: o standard MMI com ecrã de 7″, e um mais completo, já com touchpad e ecrã de 8,3″.
Nos motores, a oferta é muito idêntica à da família A4, marcada pelos blocos de quatro cilindros a gasolina e a gasóleo, embora não faltando o novíssimo V6, membro de uma nova geração de motores desenvolvidos em conjunto pela Audi e pela Porsche. Prevista está também uma versão híbrida plug-in, tendo por base um quatro cilindros 2,0 litros a gasolina, apoiado por um motor eléctrico. Este último capaz de garantir, por exemplo, uma autonomia em modo eléctrico até 56 km. Quanto às versões SQ5 e RS Q5, terão disponível o mesmo V6 3.0 TDI, embora com potências diferentes: 329 cv no caso do primeiro, 506 cv o segundo.
Tal como até aqui, os clientes vão ainda poder escolher entre tracção dianteira ou integral quattro, assim como entre caixa manual de seis velocidades e automática de dupla embraiagem e oito velocidades.
Em termos de suspensão, o novo Q5 estreia uma nova solução five-link à frente e atrás, com amortecedores reguláveis, em grande parte importada do A4. Sendo que, opcionalmente, pode também acoplar uma suspensão a ar electronicamente ajustável, ou até mesmo o sistema auto-regulável importado do Q7.
Já relativamente a preços, vai ser preciso esperar, embora seja previsível uma ligeira actualização face ao modelo ainda em comercialização. Ficou curioso? Então, o melhor é ver o vídeo:
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