Se Katty Xiomara meteu água — no bom sentido — na Semana de Moda de Nova Iorque, Fátima Lopes mergulhou de cabeça em Paris e deu à costa “a coleção mais sofisticada de sempre”. Palavras da própria que, este domingo, apresentou a quarta coleção de forma independente na Semana Prêt-à-Porter. “As propostas para a próxima primavera/verão primam pela elegância mas são um bocadinho diferentes”, diz Fátima Lopes ao Observador. “Como a inspiração é o mar, esta coleção é ultra feminina, complexa e muito trabalhada.”

Apelidou-a de “aquática, sofisticada e feminina” e encheu o salão Empire do La Maison Champs-Elysées de sereias com cabelo de aspeto molhado, silhuetas fluidas que parecem ondas do mar, vestidos em azul a imitar as cores do oceano e detalhes cintilantes que fazem lembrar os reflexos do sol na água cristalina. As transparências (e sensualidade) características da marca continuam lá mas, desta vez, Fátima Lopes deu cores vivas aos coordenados e calçou — pela primeira vez — algumas modelos com ténis da nova linha de calçado, a quinta da sua carreira.

Fatima_Lopes_RTWSS17_9052

Fátima Lopes apresentou a nova coleção primavera/verão 2017 este domingo, em Paris, à mesma hora da marca John Galliano. (foto: Divulgação)

Outra estreia foram também os vestidos de noite, inteiramente bordados com lantejoulas, que parecem peças de alta-costura ao lado de macacões compridos, calções curtos e micro vestidos em linho, seda, lã fria, renda e pele trabalhada. “Dos brancos puros aos pretos, passando pelos rosas e vermelhos, acho que toda a gente se pode facilmente identificar com uma peça da coleção”, promete a criadora portuguesa que marca presença na Semana de Moda de Paris há 18 anos.

Posso dizer que fui a única designer portuguesa que alguma vez na história entrou no calendário oficial da Semana Prêt-à-Porter de Paris e aqui continuo a apresentar as minhas coleções porque a Cidade Luz é a minha montra para o mundo. É aqui onde tudo acontece”, confessa Fátima Lopes ao Observador.

Parte da coleção primavera/verão 2017 está à venda para comerciantes e compradores no Tuileries Showroom, em Paris, até 5 de outubro — data em que as sereias de Fátima Lopes vão nadar até norte para marcarem presença na edição nacional do Portugal Fashion no próximo dia 15 de outubro pelas 20h. “Desfilar em Paris é sempre stressante mas, no Porto, tenho a oportunidade de desfilar para os meus amigos e mostrar o meu trabalho aos portugueses.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR