25 anos da ModaLisboa merecem uma celebração. Na falta de bolo, e apesar da saída de Pedro Pedro, Alexandra Moura, Carlos Gil e Miguel Vieira do calendário oficial, a 47.ª edição decidiu convidar o público em geral para se juntar à festa. Sob o tema “Together”, a Semana de Moda de Lisboa arranca esta quinta-feira, às 18h00, com as tradicionais Fast Talks no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para refletir como é que a moda pode mudar o mundo. A entrada no debate é gratuita e a juntar à lista há desfiles, lojas temporárias e exposições à sua espera.

Sim, desfiles. Apesar de ser preciso convite para conhecer as propostas que vão percorrer as passerelles entre 7 e 9 de outubro (inclusive as dos jovens designers que se apresentam na plataforma Sangue Novo), há criadores que resolveram sair para a rua. É o caso de Nuno Gama, que tem estado a comemorar 50 anos de vida e 30 de carreira. No próximo sábado, 8 de outubro, às 14h30, o designer de moda apresentará a sua coleção para a primavera/verão 2017 na Praça do Império. A entrada é gratuita e terminará com uma perfomance de aniversário.

Depois de quatro edições no Sangue Novo, a Banda irá também trocar uma sala fechada pelo ar livre para apresentar a primeira coleção do seu novo projeto Playground by Banda no Wonder Room, às 17h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E por falar em Wonder Room, a “sala das maravilhas” vai estar estar aberta ao público do dia 7 (das 15h às 21h) ao dia 9 (das 12h às 21h30) com lojas temporárias de 2o marcas nacionais emergentes. Do vestuário à joalharia, do calçado aos acessórios e da perfumaria à papelaria, há nomes como Vertty, Carolina Curado e Darkside Eyewear para descobrir em plena Praça do Município. No mesmo sítio, há três exposições de entrada gratuita que querem festejar consigo: Future Archive com fotografias de Miguel Domingues, Portuguese Shoes, uma amostra da boa saúde do calçado português, e ainda a curta-metragem “Desfazer” de Lara Torres.

Também o Workstation vai ser uma da exposições que deve visitar no número 31 da Praça do Município. Ao longo de três dias, Anna Balecho, Carla Pires e Maria Rita vão ter carta branca para retratarem, através de fotografias, a 47.ª edição que vai receber um total de 21 desfiles.

“Together” arranca com a plataforma Sangue Novo às 18h00 de sexta-feira, dia que marca o regresso de Ricardo Preto, depois de faltar à edição passada devido a condições contratuais com um cliente da marca. Já no domingo, e segundo o calendário, o último desfile é de Luís Carvalho, às 20h30.