Uma deputada islandesa discursou esta quarta-feira no parlamento, ao mesmo tempo que amamentava a sua filha sob as luzes das câmaras televisivas que transmitiam em direto, um ato que descreveu como “a coisa mais natural do mundo”.
Unnur Bra Konradsdottir, do Partido da Independência, levantou-se para intervir no Althingi (parlamento), enquanto amamentava a sua filha de seis semanas.
“Ela não estava perturbada. Pelo contrário, ela poderia ter-se sentido incomodada se eu tivesse interrompido a amamentação para falar”, acrescentou Konradsdottir, que é mãe de três filhos, à agência noticiosa AFP.
A imprensa islandesa confirmou que esta foi uma novidade no país que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.
A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteravam os seus deveres de mãe.
“É como qualquer outro emprego. Você tem de fazer o que tem de fazer”, disse.
A amamentação em público tornou-se uma questão polémica em vários países. Para a deputada islandesa, porém, “é a coisa mais natural do mundo”.
Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.