Mais elegante, mais leve, mais dinâmico. Está em fase final de desenvolvimento a futura geração do topo de gama da Opel, um modelo que se anuncia como um automóvel totalmente novo, algo que o seu construtor quis reforçar alterando-lhe o nome: a partir de Março próximo, quando for lançado no Salão de Genebra, o executivo germânico passará a chamar-se Insignia Grand Sport.

Além de ter dado a conhecer a sua nova designação comercial, a Opel decidiu libertar algumas imagens da sua mais recente criação, captadas durante os seus testes dinâmicos. E, por isso, o modelo surge ainda disfarçado sob a habitual camuflagem. No entanto, é possível perceber que as linhas são de nova concepção e que, ao invés de evocarem o actual Insignia, são antes pautadas por uma outra elegância e dinamismo estilísticos.

[jwplatform FS95EIN9]

Como se previa, a versão de três volumes e quatro portas deverá desaparecer do catálogo, estando as “despesas de representação”, na fase de arranque de comercialização, a cargo da variante de cinco portas – tudo apontando para que, a seguir, chegue ao mercado a inevitável carrinha.

Face ao seu antecessor, o Insignia Grand Sport, também por ter por base uma nova plataforma, cresce 9 centímetros entre eixos, 5,5 centímetros em comprimento e 1 centímetro em largura, sendo 3 centímetros mais baixo – atributo que, seguramente, se traduzirá num espaço habitável mais generoso, numa proporção bem superior à do aumento das dimensões exteriores.

Outra das vantagens decorrentes da adopção de uma nova arquitectura é a considerável redução do peso alcançada pela Opel para o Insignia Grand Sport, na casa dos 175 kg, assim dando resposta a uma das principais críticas formuladas ao actual Insignia. Esta dieta terá óbvias (e positivas) consequências para o desempenho do modelo, tanto em termos de eficiência, nomeadamente ao nível dos consumos, como de eficácia (comportamento e prestações, entre outras).

Opel-Monza-Concept-287685

O Monza Concept foi o ponto de partida para a concepção do Insignia Grand Sport

Prometida está, igualmente, a integração a bordo de várias tecnologias de topo, naquela que será uma das características mais vincadas do Insignia Grand Sport. E como a Opel garante que se mantém fiel à sua filosofia de que a mobilidade moderna e o progresso tecnológico deverão ser acessíveis ao maior número possível de pessoas, também pretende que este modelo se possa constituir como uma alternativa válida a propostas de outro nível de preço.

Quanto ao nome, pretende reflectir a eficiência do protótipo Monza Concept, apresentado no Salão de Frankfurt de 2013, e que foi o ponto de partida para o desenvolvimento do novo Insignia Grand Sport, e o orgulho que a Opel possui em modelos marcantes da sua história, como o Kapitan, o Admiral ou o Diplomat. Nas palavras do CEO da marca de Rüsselsheim, Karl-Thomas Neumann, o Insignia Grand Sport “representa uma nova dimensão – elegância, leveza e dinâmica, juntas para alcançar uma combinação extremamente eficaz”.