Ninguém parecia acreditar em Jack Ma. Não conseguia arranjar trabalho: a polícia disse-lhe que não era bom e o KFC preferiu outras 23 pessoas. As suas ideias foram consideradas estúpidas. Mas provou a todos que estavam errados, e tornou-se o homem mais rico da China e um dos mais ricos do Mundo. Esta é uma história sobre persistência.

Antes do sucesso, houve vários contratempos. O empresário falhou o exame de acesso à universidade três vezes. Após os estudos, concorreu a 30 trabalhos diferentes e não foi aceite em nenhum.

Concorri a um trabalho na polícia e eles disseram: ‘Você não é bom’. Até tentei o KFC, quando chegou à minha cidade. Vinte e quatro pessoas candidataram-se ao trabalho. Vinte e três foram aceites. Eu fui o único…”, explicou Ma em entrevista à Business Insider, em 2015.

Depois de tanta rejeição, o mais certo seria baixar os braços. Mas Ma não desistiu e a sua persistência ajudou-o a criar a primeira empresa chinesa de comércio online (e-commerce), a Alibaba. Convenceu 17 amigos a investirem 55 mil euros na empresa e ‘arrancou’ em direção ao sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas quando fundou a empresa, em 1998, Ma voltou a encontrar obstáculos. É que o negócio não deu qualquer lucro nos primeiros três anos e Ma teve de ser criativo. Um dos maiores problemas da empresa era a inexistência de forma de fazer os pagamentos online na China e nenhum banco queria trabalhar consigo. Foi então que Ma contornou a questão e criou o seu próprio programa de pagamento, o Alipay. O programa transfere pagamentos de diferentes divisas, entre compradores e vendedores internacionais.

Muitas das pessoas com quem falei, na altura, sobre o Alipay disseram-me: “Essa é a ideia mais estúpida que já tiveste”. Não me importava se era estúpida desde que as pessoas a pudessem usar”, contou Ma.

Atualmente, são 800 milhões de pessoas que utilizam o Alipay. A Alibaba controla agora 75% do mercado eletrónico chinês e atrai cerca de 100 milhões de clientes por dia.

Jack Ma tem uma fortuna avaliada em 20 mil milhões de euros, que o torna o homem mais rico da China e um dos mais ricos do mundo.