Tiremos a calculadora do bolso, ou, à falta de melhor, o telemóvel serve. Faltam apenas duas jornadas para despachar a fase de grupos e saltar para o mata-mata. Depois da última jornada, Benfica e Porto parecem quase garantidos na próxima fase, pelo que não vai ser preciso alterar os logótipos nas camisolas. O Sporting, que parecia quase eliminado graças ao mais impensável resultado desta edição (o empate do Real Madrid versus Legia), ainda tem algumas hipóteses, mesmo que apenas estatísticas. Fazer as contas, para um sportinguista, é quase um exercício de masoquismo. Primeiro, há que vencer o Real Madrid, coisa fácil. Depois ainda é necessário que o Real Madrid perca novamente, com o Dortmund. E, para complicar as coisas ainda mais um pouco, o Sporting tem de, na última jornada, vencer o Legia. Feitas as contas e noves fora, dizemos que há 3% de hipóteses de todos estes eventos acontecerem.
Mas, mesmo para Benfica e Porto, ainda há muito a decidir. O Benfica, com 50% de probabilidades de ficar em primeiro lugar no seu grupo, está numa situação relativamente confortável. Quanto ao Porto, vítima de um Leicester (e de um eficiente Slimani), é mais provável passar em segundo lugar. O Sporting parece que, por estas alturas, mais do que a Liga dos Campeões, deve pensar como garantir a Liga Europa, já que em 20% dos nossos cenários a época europeia do Sporting acaba dentro de um par de semanas.
Curiosamente, são estes 3% de probabilidades de o Sporting passar à próxima fase (à custa do Real Madrid) que faz a equipa de CR7 vacilar um pouco no estatuto de favorita. Os quatro grandes deste torneio (Real, Barcelona, Atlético e Bayern) estão todos à volta dos 15%. A uma ainda considerável distância continua a Juventus, com apenas 6%. Mas, como temos vindo a dizer, estes números vão começar a mexer a sério na fase de eliminatórias.
Olhando um pouco mais para a frente vemos que, com a boa situação do Porto e do Benfica, aumentam consideravelmente as hipóteses de ver uma equipa portuguesa chegar longe. O Benfica tem 6% de hipóteses de chegar à final, e o Porto 3%. Bem mais, no caso dos encarnados, que os 3% que o Sporting tem de conquistar… a fase de grupos.
Previsões da jornada
Passando então às previsões dos jogos de terça e quarta-feira. Desta vez não há nenhum “clássico” do futebol europeu, mas, como vimos em cima, esta jornada será decisiva para as equipas portuguesas.
Jogar contra o Real Madrid nunca é fácil. Adicione-se a isto uma equipa super motivada depois de uma goleada ao Atlético e vemos que a missão do Sporting de ter de vencer para se manter vivo na Liga milionária fica-se pelos 13%, O Porto tem aquele que é o jogo mais equilibrado da jornada. Com todos os resultados possíveis na casa dos 30% é melhor mesmo ficar pela tripla e ver o que acontece. O Benfica é o favorito no seu jogo, mas, dada a importância dos três pontos (ou provavelmente devido ao “efeito Talisca”) vemos que o resultado mais improvável é mesmo o empate.
Nos destaques da jornada, o Arsenal parece estar em boa forma e tem uma probabilidade de 75% de vencer um PSG que tem estado muito aquém das expectativas. O jogo entre o Monaco e o Tottenham também se antevê como interessante, com uma ligeira vantagem para Leonardo Jardim.
Outros jogos em destaque, pela incerteza do resultado, serão o Dynamo Zagreb-Lyon e o Sevilha-Juventus. Nos dois casos, as probabilidades de vitória de qualquer das equipas, ou de empate, são praticamente as mesmas e serão jogos decisivos para decidir a classificação final. Por outro lado, os jogos mais desequilibrados, segundo o nosso modelo, serão o Celtic-Barcelona e o Dortmund- Legia.