A oposição à direita não vai deixar cair a polémica em redor das declarações de rendimento dos gestores da Caixa Geral de Depósitos e do alegado acordo por escrito em que o governo teria aceite as condições exigidas pela equipa de António Domingues. PSD e CDS vão entregar requerimentos a exigir toda a informação e documentos sobre o tema, mas enquanto um dos pedidos segue pela via normal do Parlamento, o outro será feito no quadro da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.

O grupo parlamentar do PSD apresentou dois requerimentos a pedir cópia “de todos os acordos ou compromissos escritos, assim como quaisquer documentos ou correspondência escrita ou eletrónica, relativa a eventuais compromissos orais ou escritos, assumidos por si ou elementos da sua equipa, com membros do Governo”.

Este é o requerimento dirigido ao presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, onde os deputados social-democratas pedem ainda toda a informação sobre a existência de acordo ou compromissos assumidos por parte do governo ou algum dos seus membros em matérias relativas a rendimento, património, conflitos de interesses e limites salariais aplicáveis aos gestores públicos.

O mesmo pedido de informação e documentação é remetido para o Ministério das Finanças, onde é igualmente solicitada uma descrição detalhada da existência de compromissos ou outros entendimentos orais ou escritos, bem como “a identificação das pessoas e entidades envolvidas na discussão e/ou celebração desse compromisso, ou de qualquer entendimento oral ou escrito”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na justificação para estes requerimentos, um dos quais já está disponível no site do Parlamento, os deputados do PSD recordam que o ministro das Finanças recusou responder no debate sobre o Orçamento do Estado. Mário Centeno foi questionado três vezes em relação à existência de alegados compromissos escritos em que o Governo teria assumido perante o novo presidente da Caixa que a sua equipa ficaria isenta de entregar as declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional.

E recordam a frase dita por Mário Centeno aos jornalistas quando questionado sobre o tema:

“Os acordos que o Governo faz com as instituições internacionais e internamente são refletidos nas decisões que o Governo toma e as alterações legislativas que foram tomadas refletem plenamente os acordos que foram feitos.”

Os requerimentos do PSD, assinados pelos deputados António Leitão Amaro, Duarte Pacheco, Inês Domingos e Luís Montenegro, são apresentados ao abrigo do regimento normal do Parlamento. Já o requerimento do CDS segue pela via da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, um instrumento que tem mais poderes para exigir a entrega de documentos.

Depois da notificação feita no passado dia 9 pelo Tribunal Constitucional aos gestores da Caixa a pedir a declaração de rendimentos e património, os gestores estarão a preparar a resposta, em que deverão contestar a indicação de que estão sujeitos a esta obrigação,, aplicável aos titulares de cargos públicos,