Chegaram a Lisboa e ao Porto as viagens surpresa da Waynabox. A startup espanhola – que no ano passado venceu o concurso de empreendedorismo da TAP, o TAP Creative Launch, lança esta segunda-feira uma oferta específica para Portugal. Por 200 euros (mais 50 do que em Espanha), os clientes vão poder comprar uma viagem de fim de semana – com voo e duas noites de alojamento incluídas -, e deixar o destino nas mãos da sorte, que é como quem diz, nas mãos dos técnicos da empresa.

Depois de ter conquistado 20 mil utilizadores em Espanha e em França, o espanhol Pau Moreno, de 23 anos, escolheu Portugal como próximo destino da startup que nasceu a propósito de um inter-rail que fez com os amigos pela Europa. Por cá, explica o responsável pelo mercado português, André Costa, 27 anos, as viagens vão ser mais caras do que em Espanha: custam mais 50 euros.

“Subimos um bocadinho o preço, em linha com o nosso processo de expansão. Em França também custam 200 euros e queremos garantir o alinhamento que estamos a fazer a nível internacional. A outra razão tem a ver com o facto de estarmos numa localização geográfica menos privilegiada. Estamos mais longe do centro da Europa e, tipicamente, os nossos voos são um pouco mais caros”, explicou André Costa ao Observador.

Como funciona? Escolhe-se uma data – neste momento, a oferta é para voos com partida à sexta-feira e regresso ao domingo ou para voos com partida ao sábado e regresso à segunda-feira -, paga-se e espera-se pela surpresa. Os destinos vão mudando de fim de semana para fim de semana. Se quiser eliminar cidades, pode fazê-lo, com a ressalva de que é uma opção gratuita apenas na primeira vez que efetuar uma compra. Nas seguintes, eliminar opções tem um custo de 5 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que sabes é que vais viajar, mas não sabes para onde. Mas podes eliminar destinos e a primeira eliminação é grátis. Nas seguintes, cobramos 5 euros para proporcionarmos uma viagem que seja mais agradável e que vá mais ao encontro das expectativas das pessoas”, explicou André Costa.

A Waynabox nasceu há cerca de um ano e meio em Barcelona e tem um portefólio de mais de 50 destinos. Viajaram através da plataforma mais de 20 mil pessoas e a empresa já atingiu 4 milhões de euros de faturação. Conta com cerca de um milhão de euros de investimento e e o objetivo é em 2017 expandir-se para mais mercados. Em Portugal, só trabalha André Costa, mas a ideia é que a equipa cresça para cinco ou seis pessoas em fase inicial.

Quando a Waynabox venceu o desafio da TAP, existia há dois meses e tinha conseguido atingir, nesse período de tempo, 80 mil euros de faturação. Nos dois dias do lançamento, que ocorreu durante o Mobile World Congress em Barcelona, a startup efetuou 500 reservas. “No plano de expansão para 2017, queremos abrir pelo menos mais dois países. Num plano estratégico mais a longo prazo estamos a olhar para mercados internacionais”, afirmou.

Atualmente, a Waynabox opera para os seguintes destinos: Paris, Lyon, Mar­selha, Nice, Milão, Roma, Turim, Palma de Maiorca, Ilhas Canárias, Barcelona, Madrid, Tenerife, Tânger, Bruxelas, Ham­burgo, Colónia, Frankfurt, Munique, Dus­seldorf, Berlim, Amesterdão, Budapeste, Bucareste, Copenhaga, Oslo, Estocolmo, Dublin, Londres, Manchester, Liverpool, Birmingham, Malta, Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Funchal, Roterdão, Genebra, Nantes, Pisa, Varsóvia, Vilnius, Funchal, Ponta Delgada, entre outros.