Toda a costa portuguesa está, esta quinta-feira, sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir uma altura máxima até 11 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA informou que o aviso vai estar em vigor entre as 6h e a meia noite de sexta-feira.

O instituto colocou também sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro devido à previsão de chuva entre 18h desta quinta-feira e as meia noite de sexta-feira.

Também sob ‘Aviso Amarelo’ estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu devido à queda de neve acima da cota dos 1200 metros entre as 18h de quinta e as 12h de sexta-feira.

O instituto prevê ainda para, esta quinta-feira, no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva a partir da tarde no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões e sendo por vezes forte a partir do final da tarde, passando a aguaceiros no final do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada no litoral das regiões Centro e Sul a partir do fim da tarde. A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se gradualmente do quadrante sul, aumentando para moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte, rodando gradualmente para sudoeste, aumentando para forte com rajadas até 85 quilómetros por hora a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia. O IPMA prevê ainda para o continente formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima.

As temperaturas previstas são as seguinte:

  • Lisboa, entre 8 e 14 graus Celsius;
  • Porto entre 6 e 13;
  • Viana do Castelo entre 5 e 13;
  • Vila Real entre 2 e 8;
  • Viseu entre 2 e 9;
  • Bragança entre -2 e 5;
  • Guarda entre 0 e 6;
  • Castelo Branco entre 3 e 10;
  • Coimbra entre 5 e 14;
  • Santarém entre 6 e 15;
  • Évora entre 5 e 13;
  • Beja entre 6 e 13;
  • Faro entre 9 e 17.

Três barras fechadas e cinco condicionadas devido à agitação marítima

Três barras do continente encontram-se fechadas, esta quinta-feira, à navegação e outras cinco estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte. A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

A Marinha indica também que as barras de Aveiro e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 11 metros, respetivamente. Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.

Devido ao mau tempo, a Marinha “alertou a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, com ondas que podem atingir os 7 metros de altura”. Por causa do mau tempo, a Autoridade Marítima aconselhou à adoção de medidas de segurança e de prevenção junto ao mar.