Por definição, um muscle car deveria ser animado por um poderoso motor V8 que transmitisse toda a sua potência ao solo apenas através de um dos eixos: o traseiro. Mas a Dodge decidiu baralhar os dados e estabelecer uma mudança de paradigma deste tipo de proposta, tão amada nos EUA, e não só: a partir do próximo ano, o Challenger, um verdadeiro ícone deste segmento, passará a ser proposto também com tracção integral.

O objectivo é permitir que os 310 cv e 363 Nm debitados pelo seu motor possam ser utilizados em qualquer circunstância, em qualquer altura do ano, em qualquer latitude. Incluindo as regiões do seu mercado natal, onde a neve e o gelo são uma constante durante o Inverno. Sendo o novo Challenger GT AWD (All Wheel Drive) o primeiro – e, para já, único – muscle car norte-americano a dispor de um sistema de tracção total.

O sistema de transmissão conta com uma caixa de transferências activa, que permite desligar a tracção dianteira sempre que as condições de aderência assim o permitam, de forma a reduzir o consumo e manter o temperamento original de um tracção atrás. Quando os sensores determinam a necessidade de motricidade adicional, o trem dianteiro passa a transmitir, também ele, a potência ao solo. Com a Dodge a prometer um divertimento sobre pisos escorregadios aos condutores mais dotados, que estejam dispostos a inibir por completo a intervenção do controlo de estabilidade para, assim, desfrutarem de derrapagens controladas que se prevêem massivas.

Com início de produção agendado já para Janeiro, o novo Challenger GT AWD começará a chegar aos concessionários da Dodge nos EUA durante o primeiro trimestre de 2017. Não estando prevista a sua comercialização na Europa, fica a nota que o preço no seu mercado de origem é de uns bem simpáticos 31.500€.

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