Todos os anos é mais ou menos a mesma coisa: a véspera de Natal é o dia ideal para ficar o dia inteiro no sofá a ver televisão, à espera da hora de jantar. Especialmente se estiver frio na rua e a lareira estiver acesa. E as produtoras de Hollywood sabem-no bem. Não faltam filmes dedicados ao Natal e não há série que não emita um episódio especial de Natal por esta altura. Com uma oferta tão alargada, pode ficar-se perdido no meio de tanta programação natalícia, com o risco de acabar a ver o Sozinho em Casa pela centésima vez (sim, vai voltar a passar no fim de semana).

Para ajudar, o Observador espreitou as grelhas de programação dos principais canais e deixa algumas sugestões para quem ainda não saber o que vai ver no Natal. Há programação para todos os gostos: para quem fica pelos quatro canais em sinal aberto, para quem navega pelos filmes e séries do cabo, e ainda para quem prefere o Netflix.

home alone 2

Sozinho em Casa é um dos filmes mais vistos na época do Natal. Este ano, é na SIC, na tarde de domingo

23 de dezembro

Começamos pelas sugestões para esta sexta-feira, o dia para pôr o espírito natalício em alta. Se não trabalhar e quiser passar a tarde a ver filmes de Natal, o cabo pode ser uma boa opção. Na FOX Life, por exemplo, tem dois: Christmas Cookies, às 14h05, e The Christmas Note, logo a seguir, às 15h40. Se preferir comédias menos natalícias, mas ainda assim com piada, pode optar pelo canal Hollywood, que às 16h20 transmite um clássico desta época (e de qualquer fim de semana no sofá, na verdade): Cody Banks – Agente de Palmo e Meio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

christmas note

The Christmas Note, de 2015, é um dos filmes de Natal para ver este ano na televisão

À noite, a programação de Natal passa pelos canais em sinal aberto. Às 23ho5, a RTP2 transmite o filme francês Um Conto de Natal. Se ficar acordado até mais tarde, pode optar por ver o filme Fred Claus, o Irmão do Pai Natal, que passa às 00h45 na RTP1.

Mas se for dos que preferem uma liberdade de escolha maior, é preferível o Netflix. Se tiver uma conta, aproveite para ver os episódios especiais de Natal das séries, que estão disponíveis por esta altura. Só da série Friends são uma dezena deles, um por temporada, é uma boa ideia vê-los todos seguidos. Mas há mais: Foi Assim que Aconteceu, American Horror Story, Glee ou Gossip Girl estão entre as séries com mais episódios de Natal que vai poder ver no canal. Mas o serviço de streaming tem também um bom menu de filmes de Natal, desde os clássicos históricos como White Christmas, de 1954, ou Ernest Saves Christmas, de 1988, aos mais recentes, como O Amor Acontece ou A Very Murray Christmas.

EPISODIC,

A série Foi Assim que Aconteceu tem diversos episódios dedicados ao Natal, todos disponíveis no Netflix

24 de dezembro

Sábado vai ser o grande dia para quem gosta de perder a noção do tempo a ver televisão. E não faltam boas ideias: se é fã de séries de comédia, o AXN White tem uma maratona de A Teoria do Big Bang para ver durante toda a tarde. Se prefere séries policiais, a maratona é num canal ao lado, na FOX, que vai passar a tarde inteira a emitir Investigação Criminal: Los Angeles. Mas as maratonas não são só de séries: há pelo menos duas de cinema para passar a véspera de Natal nos canais do cabo. A primeira é na FOX Movies, para os fãs de velocidade: começa às 14h00 com Velocidade Furiosa, e até às 21h15, acabando com Velocidade Furiosa 5. A segunda é na FOX Life, e é dedicada aos filmes familiares de Natal: Operation Christmas, às 17h15, The Christmas Secret, às 18h55 e Christmas Cookies, às 20h40.

operation christmas

Lançado em 2016, Operation Christmas é um dos filmes de Natal mais recentes de Hollywood

Mas há mais. Para os fãs dos heróis da DC, o AXN Black pode ser uma boa opção para passar o fim da tarde e a noite, depois da Consoada. Comece às 17h44 com Super Homem, veja o Super Homem II às 19h58, jante com a família, e regresse ao sofá às 23h50 para ver Super Homem III. Última sugestão de maratona de cinema na televisão, caso nenhuma das anteriores o satisfaça e não tenha Netflix para escolher o que quer ver: no canal Hollywood, tem uma tarde de comédias de Natal. A partir das 16h35, pode ver, seguidos, os três Santa Cláusula, saga de comédias natalícias com Tim Allen.

santa clausula

O primeiro Santa Cláusula, em que Tim Allen faz de Pai Natal e tem de salvar o Natal, é de 1994, e o último é de 2006

Se ficar pelos canais que estão disponíveis em sinal aberto na TDT, pode passar a tarde de sábado na companhia da repetição do Natal dos Hospitais, na RTP1, onde pode ver à noite um clássico dos clássicos: Música no Coração, às 23h45. Na RTP2, a opção é musical, com a estreia do Concerto de Natal da Academia de Santa Cecília, comemorativo do tricentenário da construção do Palácio Nacional de Mafra. Na SIC, o sábado e o domingo vão ser ocupados com filmes, como A Idade do Gelo, Frozen, The Hunger Games: A Revolta – parte 1, ou Titanic. À noite, enquanto ainda estiver à mesa a comer a sobremesa, pode sempre sintonizar a SIC, que passa o Festival Internacional de Circo de Monte Carlo, a partir das 23h00.

hunger games

The Hunger Games é um dos filmes para toda a família que vão passar em sinal aberto este Natal

25 de dezembro

Enquanto acaba de comer os doces que sobraram da noite de Natal, a programação dos canais em sinal aberto e dos canais por cabo é para toda a família. A opção garantida para os mais novos é o canal Hollywood, que vai dedicar mais de 10 horas a transmitir filmes da Disney. Começa às 10h50, com Dumbo, e segue por aí fora com Bambi, Cinderela, A Bela Adormecida, Robin dos Bosques, Aladdin, Pocahontas, terminando às 20h20, com Hércules.

Mas este não é o único programa para o dia de Natal. Para os crentes, a manhã começa com a Missa de Natal, transmitida às 10h00 na RTP1, logo seguida da tradicional bênção Urbi et Orbis, presidida pelo Papa a partir da Praça de São Pedro, no Vaticano.

ted

Escrito por Seth MacFarlane, Ted conta a história do único amigo de John Bennet, um urso de peluche que ganha vida

Depois, começa a programação típica de Natal. Sobretudo, o cinema: à tarde, a SIC passa o filme mais incontornável do Natal, o Sozinho em Casa. E em sinal aberto as opções esgotam-se por aqui, por isso o melhor é regressar ao cabo, onde há uma boa mão cheia de filmes e séries para passar o resto do dia em família. Duas ideias: Ted, às 12h00 na FOX Movies, e Angel of Christmas, às 15h50 na FOX Life. Para o horário nobre (depois de assistir à mensagem de Natal do primeiro-ministro, às 21h00, na RTP1), sugerimos uma maratona de Uma Família Muito Moderna, que já vem desde as 18h15 e só acaba às 00h45, na FOX Comedy.