A Black Friday, que se realizou no passado dia 25 de novembro, rendeu 1,8 milhões de euros em vendas online só em Portugal. Os dados são avançados pela Kwanko, empresa apostada em marketing digital de performance, que teve em conta os resultados das ações desenvolvidas para os seus clientes durante este dia.

Ao todo, os 2,5 milhões de cliques geraram 20 mil encomendas, sendo que 58% delas foram realizadas através de desktop, 19% via tablets e 23% via mobile.

A nível mundial, os números são mais redondos: os 35 milhões de cliques foram responsáveis por 310 mil encomendas e, consequentemente, 30 milhões de euros em vendas online. As encomendas foram feitas na sua grande maioria através de desktop (47%), à semelhança do que aconteceu em Portugal, mas também via tablet e mobile (24 e 29%, respetivamente).

Todos os anos, a tradição norte-americana leva milhares de portugueses a juntarem-se a filas de espera intermináveis na esperança de conseguir grandes descontos. Só este ano registaram-se promoções até 80% em marcas de norte a sul do país.