O número de descontos estará em atualização neste artigo

Black Friday, Cyber Moday ou Black Week? As três. Desde a segunda quinzena de novembro que os descontos começaram a ferver, convidando os portugueses a adiantar os presentes de Natal, a aproveitar uma oportunidade de escapadinha ou a finalmente comprar aquela peça adicionada há muito aos favoritos. Este ano, o estudo da plataforma blackfriday.pt — conduzido pela consultora GFK — concluiu que 74% dos consumidores em Portugal planeiam gastar em média 311 euros durante a grande corrida às compras, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra de 2023 (290€). A moda mantém-se como a categoria mais procurada.

As compras online e os grandes descontos exigem uma atenção redobrada dos consumidores e, por isso, a BlackFriday.pt alerta para o risco de fraudes e para a importância da segurança online nas compras, convidando os consumidores a verificar a legitimidade dos sites, a utilizar métodos de pagamento seguros e a proteger dados pessoais. Segundo a Associação Europeia de Cibersegurança, em 2023 mais de 40% das tentativas de fraude durante a Black Friday ocorreram em plataformas de e-commerce.

Quando o desconto é demais, o consumidor desconfia. Este e outros cinco cuidados a ter na Black Friday

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem prefere optar por um consumo mais consciente e sustentável, há também opções, com as marcas FORA, VEJA e Norm a apresentarem alternativas à Black Friday. Para fugir aos grandes descontos, a FORA vai transformar a sua loja do Chiado numa livraria de livros em segunda mão, em parceria com a Stuffout, no dia 29 de novembro entre as 11h00 e as 20h00. Já a VEJA — que desde 2017 não participa na Black Friday — vai abrir as portas da sua sede em Paris no dias 29 e 30 de novembro para a Repair Friday. Durante os dois dias, marcas, ONGs e sapateiros vão unir-se nesta iniciativa para reparar calçado, roupas, móveis, computadores e telefones.

Não seguindo a habitual tendência dos descontos, a Norm, marca portuguesa de roupa interior para menstruação, preparou uma Bloody Friday. Desde segunda-feira, dia 25 de novembro, e até quando o stock deixar, a Norm oferece um embrulho em pano e personalizado para encomendas a partir dos 50 euros; um chocolate belga (mais o embrulho) em encomendas a partir dos 75 euros; e uma infusão biológica de um blend de hibisco e outros ingredientes nacionais (mais o embrulho e o chocolate) em encomendas a partir dos 100 euros. Para compras acima dos 150 euros, o cliente recebe o pack de ofertas completo com ainda uma caneca de cerâmica personalizada e feita exclusivamente para a Norm, pelo atelier Baratata.

Na terça-feira, dia 3 de dezembro, assinala-se a Giving Tuesday, o movimento de solidariedade mundial que inspira a sociedade a apoiar uma organização social que lhe seja próxima, da forma que puder: tempo, bens, dinheiro ou competências. O movimento chegou a Portugal em 2019.

Mas a esperada sexta-feira dos descontos assinala-se na mesma e este ano calha a 29 de novembro — com algumas oportunidades que se prolongam até dezembro. Com descontos que chegam até aos 80%, dos acessórios à tecnologia, passando por moda, comida, beleza e experiências, conheça na lista do Observador alguns destaques da Black Friday 2024, e vá seguindo as atualizações até à próxima sexta-feira.

Acessórios

Ban.do: 35% de desconto em tudo na loja online com o código “THEBEST”.
Boutique dos Relógios: de 1 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 40% nas lojas físicas e online.
BlueBird: até 2 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados de marcas como Police, Unike, Cauny, Tashi, Timberland, Gant, Citizen, Seiko, Michael Kors, ONE e Daniel Wellington.
Cinco Store: desconto de 35% com o código “BF35” durante o dia 27 de novembro.
Eugénio Campos: descontos de 30% em artigos selecionados nas lojas físicas ou online de 29 de novembro a 2 de dezembro. 
Hey Harper: descontos até 50% na loja online e compre três leve dois durante o mês de novembro.
MissCath: de 29 de novembro a 2 de dezembro, descontos até 50% em todo o site, com destaque para as marcas Tous, Guess e Samsonite.
One: descontos até 50% de 11 de novembro a 1 de dezembro na loja online.
Óptica Boavista: de 25 a 28 de novembro, desconto de 30% em marcas selecionantes. De 29 a 30 de novembro, desconto de 25% em tudo. Dia 2 de novembro, desconto de 25% em todo o site com o código “CIBER25”.
Samsonite: de 29 de novembro a 2 de dezembro, descontos até 20% em artigos selecionados nas lojas físicas e descontos até 40% em artigos selecionados e até 20% em artigos de catálogo no site oficial.
Tashi: até 2 de dezembro, descontos de até 50% em joias selecionadas.
TOUS: descontos de 40% em artigos selecionados e 15% extra na compra de dois artigos ou mais.

Beleza e bem-estar

Bioderma: descontos até 30% em toda a marca de 15 de novembro a 15 de dezembro nos pontos de venda aderentes.
CastelBel: de 23 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 30% em produtos de casa e corpo.
Clarins: de 22 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 35% em todo o site.
Dvine: entre 9 e 30 de novembro, 35% de desconto em toda a linha de produtos. A partir de 24 de novembro, em compras superiores a 59 euros, clientes recebem uma bolsa da marca.
Equivalenza: de 25 de novembro a 1 de dezembro, desconto de 20% na compra de dois produtos e desconto de 42% em perfumes de 30ml.
InstitutEsthederm: de 29 de novembro a 2 de dezembro, 25% de desconto em toda a marca online.
LELO: descontos até 60% de 16 a 30 de novembro.
O Boticário: descontos até 70% em mais de 400 produtos de 13 de novembro a 2 de dezembro.
FOREO: descontos até 50% numa vasta seleção de produtos na loja online.
FreshlyCosmetics: 40% de desconto em produtos rotativos e 30% de desconto em todo o site.
MartiDerm: descontos de 25% de 25 de novembro a 2 de dezembro.
Notino: de 11 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 30% com o código “notino”.
Perfumes & Companhia: de 15 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados. Promoções disponíveis na loja online e física.
Rituals: de 25 de novembro a 1 de dezembro, 20% de desconto em toda a coleção de recargas e oferta de uma vela classic Collection em compras superiores a 60€.
Sesderma: durante a Black Week, descontos de 20%.
Sephora: até 27 de novembro, descontos até 25% na seleção de produtos das gamas skincare, haircare e fragrâncias selecionadas na loja online, app e lojas físicas.
Yves Rocher: descontos de até 60% em produtos selecionados.
Wells: de 19 de novembro a 1 de dezembro, descontos de até 50% na loja online e físicas.

Casa

Banak Importa: de 22 a 30 de novembro, descontos até 70%.
Conforama: de 26 de novembro a 4 de dezembro, descontos até 60%.
Gato Preto:
 desconto de 30% em sofás exclusivos de 26 de novembro a 2 de dezembro.
JOM: descontos até 70% em móveis, colchões, sofás e eletrodomésticos.
La Redoute: descontos até 50%, mais 15% extra com código “1598” até dia 1 de dezembro. Envios grátis em várias compras na loja online, incluindo móveis.
Laskasas: descontos até 35% em todos os produtos até 30 de novembro.
Leroy Merlin: até 10 de dezembro, descontos até 50%.
Superdecor: até 1 de dezembro, descontos de até 70% em artigos selecionados e oferta de desconto igual ao valor do IVA nos tapetes por medida.
SKLUM: durante a Black Week, descontos até 65%. No dia 27 de novembro, desconto de 15% em encomendas superiores a 249 euros com o código “BLACKWEDNESDAY15”.

Comida e Bebida

Família Margaça: de 18 a 24 de novembro, oferta de 15% de desconto na gama completa do Encostas do Enxoé DOC e, de 25 a 30 de novembro, oferta de 15% de desconto em todos os vinhos (exceto Projeto Talhão, asPias e Família Margaça Cabernet Sauvignon) na loja online.
Ljubomir Stanisic: descontos até 20% na loja do chef durante a Black Week.

Cultura

Bol: descontos de 10% a 50% nos bilhetes de espetáculos como Madagáscar (Casino do Estoril e Super Bock Arena), Shrek (Centro Cultural da Malaposta), E Ninguém Vai Preso? (Teatro Maria Vitória), Circo do Coliseu (Coliseu dos Recreios), entre outros.

Desporto

Decathlon: até 1 de dezembro, descontos até 60%.
Reebok: descontos até 60% na loja online.
SportZone: até 28 de novembro, descontos até 40% em produtos selecionados.

Experiências e escapadinhas

Hospes Infante Sagres: entre 25 de novembro e 3 de dezembro, será possível reservar estadias com descontos até 30%. A campanha estará disponível apenas no website do hotel, mediante a utilização do código promocional “BF2024”, e aplica-se a estadias até ao verão de 2025.
Hotéis Heritage Lisboa: até 30 de novembro, desconto de 35% e oferta de pequeno-almoço durante toda a estadia.
Hotéis Vila Galé: reservas realizadas de 29 de novembro a 2 de dezembro terão um preço por noite desde 69€, em quarto duplo, com pequeno-almoço, nos 32 hotéis da Vila Galé em Portugal e no Vila Galé Isla Canela, em Espanha.
Living Tours: de 27 de novembro a 3 de dezembro, desconto de 8% em mais de 2500 atividades e tours, em Portugal e Espanha, com o código BLACKFRIDAY2024. Camaonha válida em todas as experiências disponíveis no site.
Minor Hotels Europe & Americas: ofertas até 40% em reservas realizadas até 4 de dezembro. A promoção abrange estadias entre 28 de novembro de 2024 e 31 de agosto de 2025.
Odisseias: durante a Black Week, descontos até 20% nos Packs Presentes e até 40% nas Escapadinhas, Experiências para os Tempos Livres, Spa e Massagens e Restaurantes.
Sheraton: entre 24 e 30 de novembro, descontos de 30% em todos os tratamentos de SPA.
Zoomarine: até 30 de novembro, descontos de 30% em entradas para o parque, passes anuais e vouchersgift, válidos para a temporada de 2025, que decorrerá de 13 de março a 29 de novembro.

Moda

Ambitious: descontos de 50% em artigos selecionados de 29 de novembro a 2 de dezembro.
American Tourister: de 29 de novembro a 2 de dezembro, até 20% de desconto em artigos selecionados nas lojas físicas e até 50% em artigos selecionados e 20% em artigos de catálogo na loja online.
Bimba y Lola: descontos até 50% e prazo de devoluções alargado até 12 de dezembro.
Camport: desconto de 35% em artigos selecionados e portes grátis para Portugal Continental no dia 29 de novembro.
Cortefiel: até 1 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados.
Decenio: de 25 de novembro a 1 de dezembro, descontos de 30% na coleção FW24.
Diverge: até 40% de desconto na loja online.
El Corte Inglés: até 27 de novembro, descontos até 40% mais 15% em talão na moda mulher, homem e criança. Descontos até 40% em acessórios, relojoaria e joalharia. Campanhas exclusiva para clientes com registo na WEB e APP. Já nos dias 28 e 29, a campanha é alargada a todos os consumidores.
ESC: descontos de 50% em tudo na loja online.
Knot: descontos até 40% entre 25 de novembro e 1 de dezembro em guarda-roupa infantil.
Natura: descontos até 50% de 25 de novembro a 1 de dezembro.
Mama: de 29 de novembro a 2 de dezembro, descontos até 50% em produtos de lifestyle da coleção “MAMA Loves You” na loja física do Mama Shelter Lisboa.
Mais x Frida: descontos até 70% mediante inscrição por email.
Rouje: descontos até 40% na loja online.
Sanjo: de 26 de novembro a 1 de dezembro, descontos até 50%.
Springfield: até 1 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados.
Sock Affairs: descontos até 50% na loja online.
The Feeting Room: descontos até 40% de 28 de novembro a 2 de dezembro.
Women’secret: até 1 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados.

Tecnologia

Amazon: até 2 de dezembro, descontos até 45% em produtos selecionados, desde colunas de som, a televisões, pequenos eletrodomésticos de cozinha e muito mais.
ASUS: até 1 de dezembro, descontos em portáteis, smartphones e consolas com reduções de preços que chegam aos 400 euros.
Fnac: até 2 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados.
SPC: de 22 de novembro a 2 de dezembro, descontos até 80% em tablets, smartphones, smartwatches e colunas nas lojas físicas e online.
Rádio Popular: de 26 de novembro a 2 de dezembro, descontos até 50% em artigos selecionados.
Worten: desconto até 50% em telemóveis, portáteis, TVs, eletrodomésticos, gaming, entre outros, até 2 de dezembro.