Estava tudo preparado para o grande regresso. Ronda Rousey tinha passado o último ano a preparar-se para não voltar a ser surpreendida — tinha sofrido a primeira derrota na carreira e não queria acrescentar outra ao currículo: 12-1-0 eram as estatísticas de Rousey antes de subir ao ringue frente a Nunes, para o combate na modalidade de Ultimate Fighting Championship (UFC). Mas saiu tudo errado.

Foi esta sexta-feira que Rousey viveu o segundo capítulo do seu momento negro na UFC. Em 48 segundos — menos de um minuto — a brasileira arrumou com os planos de Rousey. Uma série de socos certeiros no rosto, quando Rousey já não conseguia aguentar a guarda em cima, obrigaram o árbitro a interromper o combate.

https://www.youtube.com/watch?v=jHUop9UJFfU

A californiana levou 24 horas a reagir à derrota.

Preciso de um tempo para refletir e pensar no meu futuro“, disse a lutadora numa declaração que tornou pública. “Obrigado por acreditarem em mim e perceberem”.

Foi um regresso muito diferente daquele que a lutadora esperava. “Regressar não apenas aos combates mas às vitórias foi o meu foco no último ano. Mas, por vezes — mesmo quando te preparas e dás tudo o que tens por algo que queres muito –, as coisas não correm como planeaste”, continuou Rousey na mesma declaração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois tomar uma posição pública sobre a sua ascensão e queda, a lutadora começou a receber mensagens de apoio de outros atletas.

O basquetebolista Kobe Bryant foi um dos que vieram a público defender Rousey. No twitter, Kobe pediu apoio à lutadora: “Em vez de aplaudirem a derrota de Ronda Rousey, deem-lhe uma ovação de pé por colocar o desporto no mapa”, escreveu o norte-americano, numa mensagens que fez acompanhar das expressões “pioneira” e musa”.

“Tenho orgulho em ver quanto progrediu a divisão feminina de UFC”, sublinhou a própria Ronda na sua declaração.