É uma característica dos tempos modernos. Os lares portugueses têm cada vez mais animais de companhia. E estes, mais do que os melhores amigos do homem, já são mesmo considerados como membros da família. E não, não somos nós que o afirmamos.

A conclusão é do estudo GfK Track.2Pets, publicado em julho de 2015, pela consultora GfK, que demonstra que mais de metade dos lares portugueses tem, pelo menos, um animal de estimação.

Este novo dado demonstra um crescimento “de nove pontos percentuais em apenas quatro anos”. Assumindo-se como um país “pet friendly”, Portugal entra assim na 12ª posição no ranking de países europeus com mais animais de estimação.

Neste estudo, demonstra-se ainda que este novo paradigma se deve “às alterações dos núcleos familiares, bem como à evidência de que os animais de estimação contribuem para o bem-estar físico e psicológico dos donos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes números mostram que os animais estão a ganhar cada vez mais espaço dentro das habitações, verificando-se
ainda que a grande maioria das famílias os considera como membros e parte essencial nas suas vidas. “Assim sendo, há também uma outra tendência que se destaca, o tratamento mais humanizado com os cães e gatos, que leva ao estabelecimento de uma ligação muito mais emocional e afetiva do que funcional.

Catarina Dias gerente do projeto Matilha brinca com o seu cão no recinto para treino de animais domésticos em Pataias que faz parte do projeto Matilha que procura alertar para os maus tratos a animais através da arte urbana. O projeto foi iniciado pelo artista Ricardo Romero também conhecido por Ship, que começou a pintar os cães nas paredes de edifícios abandonados, em Leiria, 28 de setembro de 2015. (ACOMPANHA TEXTO) PAULO CUNHA/LUSA

PAULO CUNHA/LUSA

Tal como em muitos outros países, Portugal já regista, inclusive, mais cães e/ou gatos nos núcleos familiares do que crianças”. Os lares portugueses estão a viver uma nova realidade, sendo que em 10% dos mesmos, coabitam cães e gatos.

Costuma dizer-se que quem não gosta de animais “não tem bom coração” e que estes detetam facilmente “as boas pessoas”. Mitos ou frases feitas à parte, são conhecidos os benefícios dos animais no desenvolvimento das crianças e também no combate ao isolamento dos seniores.

Alguns estudos indicam que os animais estimulam o desenvolvimento psicomotor, incentivam a prática de atividade física, melhoram a autoestima e a tolerância, fomentam a concentração e a aprendizagem de relações de confiança e de intimidade, fornecendo ainda efeitos de estimulação.

Nos seniores, os animais de companhia proporcionam suporte em doentes de Alzheimer, diminuem a depressão, a tristeza e a solidão em doentes crónicos. Não raras vezes, são a única companhia numa vida pautada pelo isolamento.

Ter animais de companhia torna-nos mais saudáveis. Assim tem demonstrado e levado à discussão a Federação Europeia de Saúde Animal. A entidade lançou em 2013 uma campanha que conta com uma página do Facebook intitulada “We Care”, sob o lema: “Os animais são bons para nós, seja bom para eles. Nós importamo-nos”, que divulga informações regulares sobre como cuidar dos animais de companhia.

O seguro morreu de velho

O famoso provérbio adequa-se também a esta temática. E sim, os animais de estimação chegam mais frequentemente a “velhos”, o que é por si só uma ótima notícia. Sabe-se que a esperança média de vida animal está a aumentar devido à inovação científica e às possibilidades de tratamento para as diversas patologias. Os donos dos animais também estão mais atentos aos sintomas, sinais clínicos e à necessidade de prestar cuidados aos seus melhores amigos.

4 fotos

Acontece que algumas patologias ou complicações que surgem nos animais podem acarretar despesas extra e muito mais dispendiosas caso só se procure ajuda médica numa fase muito avançada. Um seguro de saúde animal facilita o acesso aos cuidados, permitindo dar uma folga ao orçamento familiar sempre que é altura de levar o seu animal de companhia às consultas de rotina. O investimento poderá prevenir despesas maiores no futuro.

Criado a pensar nas despesas com os cuidados de saúde do seu animal de estimação, surgiu o NET ANIMAIS DOMÉSTICOS, um seguro comercializado pela MAPFRE Seguros, que tem como vantagens poupar até 50% no valor das despesas veterinárias. E ainda, desconto mínimo de 30% nas vacinas e em diversos serviços, como por exemplo, a desparasitação e esterilização.

Este seguro permite também aceder a vantagens exclusivas e descontos em variados serviços, como por exemplo: alimentação, banhos, tosquias, grooming, hotel, petsitting, dog-walking, e transporte. A partir do momento em que compra o seguro, pode começar a usufruir de imediato de um mundo de vantagens. Além dos serviços convencionais, o NET ANIMAIS DOMÉSTICOS tem ainda coberturas de responsabilidade civil e proteção jurídica.

Cuide do seu animal como ele também o ajuda a cuidar de si. Já tem seguros de saúde para si e para os filhos? Para todos? Só falta mesmo para o seu amigo de quatro patas. Lembre-se: ele já é um membro da sua família!