O que motiva uma pessoa a tirar selfies? Esta foi a questão que permitiu a um conjunto de investigadores da norte-americana Brigham Young University dedicar-se ao tema. À partida a resposta imediata passa pela expressão “egocentrismo”, mas acontece que o estudo em causa, publicado no jornal Visual Communication Quarterly, revela que os motivos para tirar e divulgar selfies vão muito vezes além da obsessão com a própria imagem.

“É importante reconhecer que nem toda a gente é narcisista”, disse o coautor do estudo Steven Holiday que, em conjunto com os outros investigadores, identificou três categorias de quem tira selfies: os comunicadores, os autobiográficos e aqueles que se auto-promovem.

Os comunicadores tiram selfies para, numa primeira instância, envolverem os amigos, os familiares e os seguidores numa mesma conversa. Para eles, o importante é uma comunicação estabelecida em dois sentidos. Exemplo disso podem ser as fotografias de celebridades a encorajar as pessoas a votar, tal como já fez Anne Hathaway ou a cantora Lady Gaga.

Já os autobiográficos usam as selfies como uma ferramenta para documentar e partilhar momentos-chave nas suas vidas e, assim, ajudar a preservar memórias significativas. Certo que as pessoas inseridas neste grupo também querem que as suas fotografias sejam vistas por terceiros, ainda que não estejam necessariamente à espera de feedback. A Harper’s Bazaar dá como exemplo o astronauta da NASA Scott Kelley, que regressou à Terra em 2016, depois de um ano no espaço, tempo durante o qual tirou várias selfies de outro mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E o que dizer das pessoas que usam estes retratos para se auto-promoverem? Que estas representam, na verdade, o grupo mais pequeno dos três já identificados. “São as pessoas que adoram documentar as suas vidas por inteiro”, disse o também coautor Harper Anderson. “Ao documentar e partilhar as suas vidas, esperam apresentar-se a si próprias e às suas histórias de uma forma positiva.” Será algo que Taylor Swift e Katy Perry têm o hábito de fazer. E Kim Kardashian também.

https://www.instagram.com/p/7jH-_ijvHP/