Promovida pelo blogue Mesa Marcada desde 2009, esta é a eleição gastronómica com o painel de jurados mais abrangente a nível nacional: nada menos que 147 pessoas ligadas ao meio, entre chefes, jornalistas, empresários ou bloggers. Bastariam estes, portanto, para encher o espaço da Gin Lovers no Príncipe Real, na Embaixada, em Lisboa, onde decorreu a cerimónia na última segunda-feira. E, de facto, a circulação estava difícil.

A casa cheia assistiu, primeiro, à revelação do espaço premiado com a distinção “Mesa Diária” — atribuído a um restaurante de preço moderado, para o dia-a-dia — entregue pela terceira vez consecutiva à Taberna da Rua das Flores, de André Magalhães. Foram finalistas vencidos nesta categoria A Cevicheria, Tasca da Esquina, Taberna Ó Balcão e Bonsai.

taberna rua das flores

A Taberna da Rua das Flores voltou a receber o prémio Mesa Diária, que distingue um restaurante de preço moderado, ideal para o dia-a-dia. (foto: © Catarina Botelho)

Ainda antes das categorias rainhas, ouvir-se-iam ainda os nomes de Loco, para receber o prémio de Destaque do Ano (maior subida entre os restaurantes de topo, de 23º para 5º), Bairro do Avillez, o Restaurante Novo do Ano, e Pedro Pena Bastos (Esporão), chefe Revelação. Feito o aquecimento, estava na hora de saber quem levaria os dois grandes prémios para casa, o de Chefe e Restaurante do ano.

JOAORODRIGUES (1)

Pode não ter ganho a segunda estrela Michelin em novembro último, como muitos vaticinaram, mas levou consigo os prémios de Melhor Chefe e Melhor Restaurante do Mesa Marcada. Uma noite em cheio. (© Bruno Barata)

E foi com sorrisos e bastante fair play que o vencedor das últimas quatro edições, José Avillez (Belcanto), passou o testemunho a João Rodrigues (Feitoria), que levou para casa o diploma em ambas as categorias. Avillez foi relegado para o segundo lugar, tal como o Belcanto. No terceiro lugar do pódio ficaram Henrique Sá Pessoa, nos chefes, e o algarvio Ocean, de Hans Neuner nos restaurantes. A lista completa — sempre útil para descobrir algumas pérolas escondidas, de Norte a Sul — pode ser consultada na totalidade aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR