Actor que ao longo da sua carreira ganhou fama e projecção em filmes de acção como o “Exterminador Implacável”, Arnold Schwarzenegger é também um conhecido coleccionador de automóveis, além de um adepto confesso não só de carros de luxo, como de modelos “diferentes”. Mas no sentido de “mastodônticos”, ou não fosse este ex-culturista (entre 1965 e 1980) e Mr. Olympia em oito ocasiões (sete das quais consecutivas) o responsável pelo sucesso comercial do maior dos jipes, o Hummer H1, que tinha dificuldades em circular pelas estradas e ruas mais estreitas, fruto de ter 2,2 metros de largura. É esta a razão pela qual é agora notícia o facto de o austríaco, naturalizado norte-americano, ter aumentado a sua colecção, com um “vulgar” Mercedes-Benz Classe G. Bom, não tão vulgar quanto isso. Trata-se, afinal, do primeiro Classe G… eléctrico, modelo que a marca alemã não produz.

De fábrica disponível apenas com motores de combustão, a gasolina e a diesel, o Classe G de Arnold Schwarzenegger passou, ainda antes de chegar às mãos do ex-governador da Califórnia, pela empresa austríaca Kreisel, especialista na electrificação de veículos, propondo desde karts a furgões comerciais, passando pelo Porsche Panamera. E foi esta companhia, tão austríaca quanto ele, que tratou de tornar o enorme SUV alemão num verdadeiro todo-o-terreno “verde”.

15 fotos

No lugar do motor a gasolina que o Classe G trazia de fábrica, a Kreisel instalou dois propulsores eléctricos capaz de gerar o equivalente a 490 cv de potência que, além de não limitar as inúmeras capacidades do modelo tanto no alcatrão como no fora-de-estrada, consegue garantir prestações verdadeiramente de excepção – como demonstram os prometidos 5,6 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, menos 3,0 segundos do que o modelo consegue com o melhor dos motores a gasolina que o equipam de série.

As baterias de 80 kWh – capacidade apenas batidas pelos packs propostos pelos mais possantes dos Tesla –, que alimentam os motores eléctricos encontram-se distribuídas pela carroçaria, inclusive no compartimento do motor, e anunciam uma autonomia de 300 km. Sendo que o carregamento de 80% da capacidade total, num supercarregador de 150 kW (similar aos da Tesla), pode ser feito apenas em 25 minutos, garante a empresa de transformação.

Numa altura em que as preocupações ambientais estão na ordem do dia, ao ex-governador da Califórnia resta agora esperar apenas até que o carro desembarque nos Estados Unidos da América, para voltar a surpreender Los Angeles. Não só pelo facto de rodar com um imponente Classe G zero emissões, mas também porque mais ninguém terá um igual. Trata-se de uma unidade única, que o actor tratou de divulgar nas redes sociais. Mas, à semelhança do que aconteceu quando Schwarzenegger começou a circular de Hummer, é bem possível que a Kreisel receba em breve mais encomendas para futuros jipes “verdes” de grande porte, independentemente da marca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR