Santuário de Fátima

Milagre que permite canonização dos pastorinhos de Fátima foi aprovado

4.916

Vaticano ainda não emitiu a confirmação oficial, mas esta "deverá sair nos próximos dias", informou o padre Francisco Mendes, sacerdote português que esteve presente no momento do anúncio.

O Papa Francisco vem a Portugal em maio de 2017 para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

PAULO CUNHA/LUSA

O milagre que permitirá a canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos de Fátima, já foi aprovado pelo Vaticano, anunciou este domingo monsenhor Agostinho Borges, reitor da igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. Ainda falta a confirmação oficial por parte do Vaticano, que “deverá sair nos próximos dias”, informou o padre Francisco Mendes, outro sacerdote português que esteve presente no momento do anúncio.

A informação foi divulgada no final de uma missa na igreja de Santo António dos Portugueses, um templo dedicado ao santo de Lisboa, que serve a comunidade portuguesa que vive em Roma. Na missa, que foi celebrada pelos sacerdotes Agostinho Borges, Fernando Silva de Matos e Francisco Mendes, estavam presentes cerca de 20 portugueses. O padre Francisco Mendes explicou ao Observador que monsenhor Agostinho Borges “apresentou o anúncio de uma maneira muito simples, cheio de alegria por o poder fazer já e por já não estar obrigado ao segredo”.

“Foi anunciado de uma forma muito clara, mesmo com poucos detalhes: está aprovado, diz respeito a uma criança brasileira, e falta saber a data em concreto”, acrescentou o sacerdote português. Francisco Mendes. O padre, que é também o diretor do Notícias de Setúbal, jornal oficial da diocese de Setúbal, escreveu depois na página de internet do jornal que “ficou ‘no ar’ a sensação de que [a canonização] poderia ser a 12 e 13 de maio, ou ao menos ao longo deste ano”.

Já esta manhã, o monsenhor Agostinho Borges confirmou ao Observador o que já tinha anunciado na celebração: haverá “luz verde” para a aprovação, mas não são conhecidos, para já, mais detalhes sobre o milagre.

Contactada pelo Observador, a irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização dos pastorinhos, preferiu, para já, não comentar o anúncio não-oficial, remetendo uma declaração para um momento posterior.

Ao Observador, fonte oficial do Santuário de Fátima confirmou que a instituição “está a acompanhar de perto o processo” e que “espera que o processo termine o mais rapidamente possível”, recusando também pronunciar-se, para já, sobre este anúncio não-oficial.

O Papa Francisco vem a Portugal em maio de 2017 para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita já estavam as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia.

Como o Vaticano declara um Santo

Recuperamos uma infografia sobre o processo através do qual o Vaticano declara um santo, publicada em setembro do ano passado, por altura da canonização de Madre Teresa de Calcutá:

Artigo atualizado às 10h30 de 6/2, com as declarações do monsenhor Agostinho Borges e da irmã Ângela Coelho ao Observador.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)