Cresceu em todos os sentidos, excepto no preço: o mais familiar dos A5, o Sportback, já está à venda entre nós, por valores que se iniciam nos 47.760€ – montante correspondente ao motor 2.0 TDI com 190 cv, na versão base. Nesta fase de lançamento, este é o único bloco disponível, podendo ser associado a uma caixa de dupla embraiagem S tronic (desde 50.210€) de sete relações, e ter tracção integral. Neste caso, os valores iniciam-se nos 53.710€, sendo que o sistema quattro está sempre associado à caixa S tronic, cuja principal novidade reside no facto de as duas embraiagens deixarem de estar montadas em posição radial, passando a estar em posição axial.

O mais apreciado dos A5 – o Sportback reclama 80% das vendas da gama – apresenta-se ainda nas linhas de equipamento Sport e Design, pelo que a versão de topo pode chegar aos 56.460€. Pode consultar todos os preços aqui.

Combinando um design desportivo com a versatilidade de um familiar, o novo A5 Sportback prima por uma generosa habitabilidade – reforçada agora pelo facto de o modelo ter crescido em todos os sentidos, mantendo apenas a altura. Fruto do incremento das dimensões e de uma maior distância entre eixos, o habitáculo ganhou 17 mm de comprimento e o espaço ao nível dos cotovelos para o condutor e passageiro da frente aumentou até 9 mm e 11 mm, respectivamente. Já quem segue atrás tem agora mais 24 mm, face à geração anterior, para acomodar as pernas.

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As necessidades da família encontram resposta numa ampla bagageira, de série com abertura e fecho eléctricos – opcionalmente, com abertura e fecho através do sensor de movimento. É uma das melhores da sua categoria, ao reclamar uma capacidade de 480 litros, mas que pode ir até aos 1.300 litros, com o rebatimento total dos bancos.

Até 85 kg mais leve (dependendo das versões), o novo A5 Sportback pesa agora apenas 1.470 kg e reclama o melhor Cx do segmento (0,26). Argumentos que aliados a motores até 17% mais potentes, trazem importantes ganhos no domínio da eficiência, com a marca dos quatro anéis a assegurar uma redução média nos consumos de até 22%. De referir que, lá mais para frente, a gama vai ser complementada com um bloco a gasolina 2.0 TFSI, disponível nas variantes de 190 cv e de 252 cv, um 3.0 TDI de 218 cv e 286 cv, além de um 2.0 TDI de 150 cv, mais acessível.

Mas o coupé de cinco portas também dá um salto em frente no domínio dos sistemas de assistência à condução, que ou foram actualizados ou são novos. Destaque para o Audi active lane assist e o Audi pre sense à frente, incluindo a protecção dos peões activa, que tornam a condução em zonas urbanas e em estrada ainda mais segura. E, rumo à condução pilotada, o assistente de trânsito (até aos 65 km/h) trabalha em conjunto com o cruise control adaptativo, incluindo a função Stop&Go. Outra das novidades, no domínio da segurança, passa pelo A5 Sportback vir equipado de série com o sistema pre sense city, que monitoriza a estrada até uma velocidade de 85 km/h, podendo travar em caso de emergência.

O equipamento de série não se esgota aqui. Está agora muito mais abrangente, incluindo o Audi drive select com diferentes modos de condução, faróis de Xenon com LED de luzes diurnas, farolins e iluminação ambiente interior em LED, volante de três braços multifunções em couro (versões automáticas com patilhas), sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiros, entre outros.

A lista de opcionais, onde se encontram o Audi virtual cockpit e head-up display, por exemplo, é imensa e está repleta de funcionalidades (extra) que prometem simplificar a vida dos clientes. Pode consultá-la aqui, com os respectivos preços.